Tableless - Desenvolvimento inteligente com Padrões Web

30/12/2010
Geral

2011: um grande ano

Nenhum ano vai ganhar do ano que o IE6 morreu, mas os próximos anos serão grandes anos.

Por


Indiscutivelmente HTML5 e CSS3 foram as grandes novidades do ano de 2010. Começamos a utilizar recursos que nunca havíamos (pelo menos eu) imaginado utilizar tão cedo. Para mim, só faríamos gradiente via CSS daqui uns 5 anos. Sem contar com CSS Columns, inserção de áudio e vídeo, canvas e SVG. Manipulação do histórico de sessão e local storage eram como Ferraris: só em sonho. Hoje, tudo isso é possível. De uma maneira ou de outra, funcionando ou não funcionando nos IEs antigos (7 e 8), é possível. É interessante porque isso muda tudo. Tudo mesmo. Lembra daquela história de fazer da web uma plataforma para aplicações e etc? Pois é, agora é possível. Estamos a um passo para que a web se torne realmente um lugar “pra se morar”.

Também fico feliz com o rumo que o mercado client-side está tomando. Muitos desenvolvedores abriram a cabeça, estão realmente exercendo suas responsabilidades e caminhando pra frente, enquanto outros caminham para trás e não mudam. A seleção natural do mercado novamente vai sugar aqueles que estão apenas por estar. Eu realmente fico triste por isso porque o mercado brasileiro é muito mais do que aparenta. Os desenvolvedores e empresas de web daqui são procurados por pessoas de fora do Brasil porque somos robustos, eficientes e criativos. Porque sabemos resolver problemas. Porque somos so funcking good. ;-)

Ano que vem será outro grande ano para nós. Será um grande ano para você.

Por Diego Eis

Diego Eis criou o Tableless para disseminar os padrões web no Brasil. Como consultor já treinou equipes de empresas como Nokia, Globo.com, Yahoo! e iG. É palestrante e empreendedor.

http://twitter.com/diegoeis/

Veja os outros posts de

  • http://www.profesionalit.com.br Leandro

    Diego,

    Um feliz 2011 pra ti e para toda a tua familia e que neste 2011 o teu blog continue assim, como sempre foi: Referência Técnica em desenvolvimento web.

    Um abraço,
    Leandro.

  • Pingback: Tweets that mention 2011 será um grande ano. -- Topsy.com

  • http://cicerosantos.net Cícero Santos

    O treinamento que vc ministrou em Brasília na empresa onde eu trabalhava trouxe grandes transformações na minha vida profissional.

    Cara, 2011 é tudo nosso rs rs rs rs

  • http://pponto.com Paula Faria

    SO fucking good!

    Tem muita oportunidade no mercado, basta querer mesmo e correr atrás.

    Um ótimo ano!

  • estenio

    É muito bom hoje em dia por exemplo saber que podemos usar os recusos mais avançados para web sites, mas por outro lado, temos impecilios também, como por exemplo a falta de conhecimento tecnologico(pelos menos em países como brasil)e o atraso de algumas coisas como o IE que levam os clientes ainda a ficarem pedindo sites compatíveis com tecnologias antigas e tudo isso faz com que não possamos usar tudo o que está disponível mas com fé logo esse quadro se reverte(como ja está acontecendo)

  • http://www.sastudio.com.br Sergio Almeida

    O mercado está ótimo mesmo para quem está inovando e andando na vanguarda do desenvolvimento web, como a Visie faz. Pelo menos pra mim, que sou um mero freelancer, com pouco esforço de vendas, em 2010 fiz trabalhos para chineses, portugueses, suíços e, pasmem, até brasileiros hehehe.

    Aliás, se não fosse a comunidade Tableless eu não saberia metade do que sei sobre HTML e CSS. Obrigado! Ainda Hei-de contribuir um dia.

    Fiz apenas um projeto em HTML5 mas não utiliza quase nada dos novos recursos. Já o CSS3 estou usando e abusando. Para quem quer iniciar com HTML5, um jeito fácil é com o HTML5 BoilerPlate ==> http://br.html5boilerplate.com/ (em português!)

    Feliz 2011 para todos.