Tableless

Busca Menu

A Era da Informação não chegou

Seja o primeiro a comentar por

Há tempos ouço falar que estamos vivendo uma tal de Era da Informação. Uma era onde ter acesso à informação seria fácil e sem complicação. Uma era onde mais importante que “ter” a informação é “saber onde” encontrá-la.
Mas acho que esse tempo não chegou, ou melhor, ainda vai chegar. Hoje, se você quer obter alguma informação, você precisa estar na frente de um computador com acesso a internet. Outra alternativa, é visitar uma biblioteca e passar horas se divertindo com os livros.

Ou seja, você não pode fazer uma simples pesquisa (no google ou outro buscador) se estiver no ônibus, metrô ou quando está preso no trânsito.

Que era da informação é essa se eu não tenho a liberdade de obter ou compartilhar informação no momento que eu quiser? Outra pergunta seria: A web de hoje, está preparada para “verdadeira” Era da Informação?

Perceberemos a verdadeira força do que a Era da Informação significa quando a onda da mobilidade chegar definitivamente. Você, com um dispositivo como celular ou pda, poderá enviar, compartilhar, receber e criar informação quando e onde quiser.
Você não será mais escravo de um computador para ter acesso à informação ou ser um gerador de informação.

Compartilhar informação será mais fácil. Hoje, muitas pessoas trocam uma quantidade enorme de SMS. Algumas preferem usar SMS do que ligar, por vários motivos não apenas preço.
Imagine que você esteja em um ambiente onde há muitas pessoas. Uma convenção, metrô, teatro, cinema etc…
Você está com seu dispositivo, que te avisa que algumas pessoas ao seu redor também possuem um dispositivo móvel e que elas estão compartilhando seja informação textual ou arquivos. Você poderá acessá-los sem problemas e se quiser, até contactar o sujeito.

E esse é apenas o começo.
Imagine outras possibilidades, imagine os caminhos que poderíamos tomar com tantas vantagens e meios de tornar a informação, finalmente, em algo que esteja em todo canto. Em algo realmente acessível, manipulável e compartilhável.

OBS.: Entende como todo esse assunto é profundo? Estou sendo superficial e não estou citando nenhuma tecnologia especifica. Esse assunto toca desde conexões wireless (como o camarada poderá usar um dispositivo móvel para acessar informação em qualquer lugar?) chegando até acessibilidade para dispositivos móveis (como ele conseguirá acessar um site na internet sem que haja problemas de compatibilidade?). Esse é um assunto para um outro artigo.

Publicado no dia