Tableless

Busca Menu

Acessibilidade, como mudar o Brasil?

Seja o primeiro a comentar por

Esse não é apenas um artigo para você se informar. Pelo contrário, é o que eu menos pretendo com ele. É um chamado à ação!

O tema é Acessibilidade na Web. Trata-se de, ao construir um site, fazê-lo para que seja acessível para qualquer pessoa, em qualquer dispositivo, em qualquer conexão. Trata-se de fazer o site acessível para você mesmo quando estiver navegando no celular, ou sem óculos, ou de uma conexão lenta, ou dirigindo. Ou dirigindo ao celular sem óculos numa conexão lenta (cuidado!) Também, é claro, esse trabalho vai tornar o site acessível para portadores de deficiência.

Acessibilidade não deveria ser um extra, mas uma obrigação básica em projetos web. Não simplesmente porque é politicamente correto, mas porque é muito mais barato pensar em acessibilidade desde o princípio. Se você deixa para pensar em acessibilidade depois que o site já foi desenhado, isso é caro e trabalhoso. Mas se a preocupação com acessibilidade está presente desde o início do projeto, conduzindo o desenho, o custo de criar sites acessíveis é muito pequeno.

Apesar disso, vemos o tempo todo agências e produtoras web construindo sites inacessíveis. E aqui eu gostaria de sua ajuda. O que podemos fazer para mudar isso? Como conscientizar os clientes e as agências da importância da acessibilidade? O que podemos fazer para que os novos sites sejam construídos tendo essa preocupação? Que tipo de ações, campanhas, conteúdos, eventos, iniciativas deveríamos nós, a comunidade brasileira de desenvolvedores web, promover para mudar essa realidade?

Por favor, comentários.

Publicado no dia