Tableless

Busca Menu

Acessibilidade e os Padrões Web

Seja o primeiro a comentar por

Acessibilidade… Você já ouviu muito sobre isso. Quando vemos esta palavra, já relacionamos com site acessível aos deficientes visuais.

Acontece que isso é muito mais amplo do que parece. Acessibilidade sim, tem a ver com sites mais acessíveis aos deficientes, mas não só eles. Muito gira em torno disso, e às vezes ficamos condicionados a pensar dessa forma.

Acessibilidade é para todos. Desde o usuário que tenta acessar o site do banco pelo desktop usando um browser como Opera e Firefox não conseguindo acessar corretamente o site, até aquele usuário que está preso no trânsito e aproveita para tentar mandar um email pelo seu PDA.

Fazer um site utilizando os padrões web, é fazer um site melhor acessível a qualquer plataforma ou dispositivo, sem qualquer esforço, ou ainda, sem fazer uma versão específica para um dispositivo específico.

Isto é… Se você faz um site para desktops, com web standards bem feito, seu site vai estar muito bem acessível em leitores de telas e em dispositivos móveis. E você pode melhorar isso usando as famosas Media Types. Assim, você deixa seu site muito mais acessivel para o dispositivo/plataforma escolhido.

Temos que entender uma coisa. Não é porque o site é acessível que ele será compatível.
Seu site certamente não será compatível quando comparado no Lynx e Internet Explorer. Mas será perfeitamente acessível aos dois, de formas diferentes, mas será acessível. No Lynx você não verá imagens bonitas, degrades e botões personalizados. Mas se você utilizar alts em imagens e até mesmo técnicas como Image Replacement, seu site será perfeitamente acessível.

Logo logo a internet estará em todo o canto, e você não pode estar desenvolvendo sites apenas para um dispositivo.

Publicado no dia