Tableless

Busca Menu

Adotando uma nova perspectiva com os Padrões Web

Seja o primeiro a comentar por

Alguns pontos importantes do desenvolvimento para web ganharam mais atenção com o aparecimento da “moda” Web Standards. Acessibilidade não era um assunto tão visado como é hoje. Compatibilidade e layout em vários navegadores web não era um assunto importante, a não ser que determinado cliente pedisse. Se o site estava funcionando perfeitamente no IE, para que modificá-lo?

Esses e vários outros assuntos, ganharam uma ótima oportunidade para ganharem destaque e se tornarem indispensáveis na vida do desenvolvedor. O Padrões Web em si já trazem boa parcela destes focos à tona. Já é sabido que um site que segue os Padrões é muito mais acessível e tem maior compatibilidade do que sites convencionais. Já está na natureza dos Padrões, trazer certas vantagens ao site. Mesmo assim a mentalidade das equipes mudou junto com a abordagem de desenvolvimento. Atualmente, equipes se preocupam muito mais com pontos de Acessibilidade e Usabilidade do que a alguns anos atrás, quando o web designer era sinônimo de canivete suiço.
A especialização se tornou (ou está se tornando) algo importante.

O desenvolvedor que absorve a idéia dos Padrões Web, muda seu nível de desenvolvimento, passando de apenas um “fazedor de sites” para um profissional, que se preocupa com o bem estar do usuário e também com a produtividade em seu trabalho. Ele se preocupa com a experiência do usuário em todos os sentidos, mantendo o bom andamento do negócio.
Esta mudança de pensamento é comum. Você consegue dar espaço para fazer muito mais do que fazia antes. Abre portas para possibilidades a muito esquecidas. Consegue enxergar o desenvolvimento para web de um ângulo diferente. Mais inteligente. Melhor.

Publicado no dia