Tableless

Busca Menu

Como schema pode te ajudar em SEO

Seja o primeiro a comentar por

Já imaginou chegar em um corredor com 5 portas iguais, mas precisa decidir em qual delas é mais relevante. Qual critério usaria para decidir qual escolher ? Muitas vezes fazemos assim em nossos códigos quando colocamos no ar nossos sites. Por mais que os buscadores sejam capazes de identificar informações contidas no site, é possível deixar o trabalho deles ainda mais fácil usando schema.

Schema são tags padrões que foram adicionadas ao HTML afim de facilitar o entendimento de determinada informação pelos buscadores.

Existe schema para produtos, reviews, endereços e outras informações. Você utilizando o padrão de Schema correto para cada tipo de informação, facilita a leitura dos crawlers (robôs de busca) e consegue ainda criar o que chamamos de Rich Snippet (aqueles resultados do Google que tem rating de estrelas de review, por exemplo).

Neste vídeo Matt Cutts fala das diferentes formas que o Google faz para indentificar um conteúdo. Eu creio que em um futuro próximo seja a semântica que vai ditar as regras, e isso já começou desde o inicio da popularização do tableless. Precisamos encontrar formas de ajudar o Google indexar mais e melhor nosso site. E umas dessas forma sem dúvida é usando schema.

Usando o schema

Para usar em seu conteúdo basta apenas fazer marcações no código onde passa ao buscador o que é exatamente determinada informação que está sendo exibida. EX: Digamos estamos em uma página de produto, veja como ficará a marcação.

<!--// Iniciamos o bloco do código informando qual tag iremos utilizar, neste caso é a Product-->
<div itemscope itemtype="http://schema.org/Product">

<!--// Informamos a URL e o nome do produto-->
<a itemprop="url" href="www.url-sua-loja-online.com.br">

<div itemprop="name"><strong>Tv Led 50 Polegadas</strong></div></a>

<!--// Inserimos a descrição da nossa televisão de exemplo-->
<div itemprop="description">Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s</div>

<!--// Já mudamos de tag, agora iremos usar a Organization-->
<div itemprop="brand" itemscope itemtype="http://schema.org/Organization">

<span itemprop="name">Samsumg</span></div>

<div>Product ID: <span itemprop="productID">985</span></div>

<!--// Alteramos mais uma vez, desta vez iremos para AggregateRating-->
<div itemprop="aggregateRating" itemscope itemtype="http://schema.org/AggregateRating">

<span itemprop="ratingValue">80</span> based on <span itemprop="reviewCount">125</span> reviews</div>

<!--// E finalizamos com Offer e NewCondition-->
<div itemprop="offers" itemscope itemtype="http://schema.org/Offer">

<span itemprop="price">236.63</span>

<link itemprop="itemCondition" href="http://schema.org/NewCondition" />New</div></div>

Não precisa ser páginas apenas de produtos, mas também um evento, filme ou pessoas. O que importa é que seu código vai ficar semanticamente organizado para quando o buscador chegar e identificar as informações contidas no conteúdo. Veja o exemplo como se fosse uma página falando de um filme.

<div itemscope itemtype ="http://schema.org/Movie">

  <h1 itemprop="name">Avatar</h1>

  <span>Director: <span itemprop="director">James Cameron</span> (born August 16, 1954)</span>

  <span itemprop="genre">Science fiction</span>

  <a href="../movies/avatar-theatrical-trailer.html" itemprop="trailer">Trailer</a>

</div>

Obtendo informações e suporte

O Google disponibilizou um artigo no suporte com exemplos sobre o assunto e pode ser usado como referência e consultas de determinadas tags para suas páginas e ainda pode fazer a validação através da ferramenta oficial do Google.

Você pode fazer o acompanhamento através do Google Web Master Tools no menu Otimização > Dados estruturados você terá as seguinte tela, onde terá todas as tag encontradas.

image00

É importante esse acompanhamento para identificar o que está dando resultado. O seu código organizado semânticamente não é um fator direto de melhor posicionamento, mas contribue muito para organizar as informações e fazendo as boas práticas de outras técnicas você pode ganhar bons resultados do Google

Testar é preciso

Os testes são importantes para alcançar um bom resultado. Lembrando que é importante o acompanhamento da performance das páginas como velocidade de abertura, peso das imagens e atributos dos links. Para isso você pode usar a ferramenta do Google Page Speed. Procure entender o que a concorrência está fazendo e acompanhe o que dizem os profissionais de SEO. Uma boa forma de identificar resultados de testes é acompanhar os participantes do desafio de SEO que acontece em Janeiro e Fevereiro com o termo Eletrikus Brasiliensis. Estou participando com o blog eletrikusbrasiliensis-site.com.br. O desafio vai até dia 20 de fevereiro. É uma oportunidade de verificar quais técnicas está dando certo com mais forças que outras.

Não é um fator de rankeamento direto

Outra coisa importante a ser observado. Quando usar schema em suas páginas, os seus resultado na SERP do Google não terá uma melhora por causa do código, mas é algo que chama tanta atenção que praticamente pede o nosso clique. E quanto mais pessoas clicarem no mesmo resultado, haverá uma melhora no posicionamento. Então é um fator que influência decisões de pessoas e o clique dessas pessoas influência no Google.

image01

Veja neste exemplo como é algo que chama atenção. Use isso ao seu favor!!

Publicado no dia