Tableless

Busca Menu

Conheça os primeiros palestrantes da Webbr2015

Seja o primeiro a comentar por

Logo da Conferência Web W3C Brasil 2015

Lote de inscrições para a Webbr 2015 por R$ 80,00 termina segunda-feira, dia 3 de agosto!

Foto de Andrei Sambra

A abertura do evento será sobre re-descentralizar da Web! que contará com Andrei Sambra, Research Associate do W3C, para discutir o tema como keynote speaker da conferência. O pesquisador comentará os atuais esforços de padronização feitos pelo World Wide Web Consortium (W3C), além dos processos de tradução tecnológica do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para construir aplicações e serviços descentralizados.

Além da participação do keynote internacional, diversos especialistas brasileiros abordarão temas importantes para manter a essência da Web aberta como seu principal aspecto.

Imagem com foto dos primeiros palestrantes da Webbr2015

Sérgio Lopes, instrutor e desenvolvedor da Caellum, vai falar sobre as grandes melhorias do HTTP2 e como isso vai beneficiar tanto o usuário como o desenvolvedor. Nessa palestra, Sérgio vai mostrar os novos recursos do HTTP/2 e como eles simplificam o desenvolvimento, tornam obsoletas várias práticas atuais e deixam as páginas mais rápidas.

Jaydson Lopes, desenvolvedor de software sênior do Terra, vai abordar as novidades do ECMAScript 6 e como elas podem influenciar o desenvolvimendo da Web e o futuro do JavaScript. Atualmente é impensável considerar a Web sem o uso do JavaScript e é por isso que essa tecnologia tem papel fundamental na Web que queremos no futuro.

Ciro Nunes, front-end engineer na Questrade, fará uma palestra sobre AngularJS 2 e o futuro do desenvolvimento Front-end. Em 2012 o AngularJS foi criado e levou o desenvolvimento Front-end ao próximo nível, simplificando a criação de componentes e a testar o código JavaScript. A web evoluiu, chegaram os Web Components e as especificações da ES2015 e 16, possibilitando ao framework tirar proveito dessas novidades e ficar muito menor e mais rápido. Nessa palestra Ciro quer vai mostrar um pouco do que será o futuro do desenvolvimento Front-end com o Angular 2.

Luis Corte Real, desenvolvedor de software da TecSinapse, vai mostrar como construindo uma experiência agradável na Web desde o começo com progressive enhancement. Desenvolver sites e sistemas web que funcionem bem em todas as plataformas continua desafiador, mesmo com a evolução dos navegadores. Isso porque temos uma diversidade cada vez maior de dispositivos, navegadores e, também, usuários. Como proporcionar uma experiência de navegação agradável e funcional para todos? É sobre isso que fala o progressive enhancement. Nesta palestra serão explorados o conceito na prática, vendo problemas comuns de navegação, como aplicar progressive enhancement e quais benefícios essa técnica nos traz.

Alexandre Gaigalas vai dar uma palestra sobre Hipermídia para Serviços. Mais especificamente sobre projetos de serviços REST do ponto de vista dos padrões (standards) e os papeis interessantes que diferentes especificações podem ter nessa arquitetura.

Rafael Rinaldi, Desenvolvedor da Netshoes, vai abordar de forma detalhada a arquitetura CSS. A grande maioria dos desenvolvedores web tem uma relação de amor e ódio com CSS. Fato é que o ódio geralmente está ligado a não saber direito como as coisas funcionam e falta de organização. O objetivo é mostrar como a organização da arquitetura CSS é fundamental para qualquer projeto na Web e como isso impacta tanto o desenvolvedor como o usuário.

Além dos temas relacionados com a Open Web, haverá uma trilha exclusiva para abordar questões sobre Segurança e Privacidade. Nessa trilha, Fernando Ike, Engenheiro de Solução da Exceda/Akamai, vai dar uma palestra sobre Docker e falar sobre essa tal de container-revolução. Containers são usados há muito tempo, no entanto nos últimos anos tem sido usados massivamente tornando o mais novo buzzword junto
como microservices. Docker é o início dessa revolução, mas o que ele tem de tão especial para essa tal de container-revolução?

A conferência contará ainda com a palestra da Camila Gomes, administradora de sistemas e DevOps na empresa 7COMm Informática, sobre Tails – Privacidade para todos, em todos os lugares. Não ser rastreado na internet é uma necessidade para os mais diferentes perfis de pessoas, mas nem todos possuem conhecimentos técnicos sobre segurança de informação para isso. Nesta palestra Camila vai apresentar o Tails, um sistema operacional livre, personalizado e recheado de ferramentas que tem por objetivo preservar a segurança e anonimato do usuário em qualquer lugar, pronto para navegar.

Nando Vieira, Web Developer no Heroku, vai falar dar uma palestra sobre Construindo Aplicações Web Mais Seguras. Manter sua aplicação segura é tão importante quanto o desenvolvimento em si. Infelizmente nem todo desenvolvedor faz a sua parte para garantir que os riscos de ataques foram minimizados. Nessa palestra o usuário verá os problemas mais comuns, entenderá porque é importante manter seu aplicativo atualizado e conhecerá algumas boas práticas para minimizar as chances de ser hackeado.

A conferência também terá workshops e tutoriais. Já estão confirmados workshops de REST com Leonardo Ruosso ,da Tata Consultancy Services, e Frameworks da moda, com Hanneli Tavante, da Codeminer. Também estão confirmados os tutoriais de WCAG e WAI-ARIA com Talita Pagani, da UFSCar, e SVG com Helder da Rocha, da Argo Navis Informática.

As inscrições estão abertas e o lote promocional a R$ 80,00 vai até o dia 3 de agosto.

Participe! Fique atento ao site da conferência. Em breve novos palestrantes serão divulgados.

Publicado no dia