Tableless

Busca Menu

CSS Frameworks ou como desaprender CSS

Seja o primeiro a comentar por

O papo que agora está começando a rolar entre os desenvolvedores é sobre Frameworks para CSS.

Sou totalmente contra a qualquer coisa que impeça o contato do desenvolvedor com o código. Sou avesso a qualquer tipo de interface que prometa facilitar o desenvolvimento, pelo menos de XHTML e CSS. Lembra daquele papo sobre o desenvolvedor “analbético” de código?

Ainda acho que utilizar editores que suportam Snippets – ou Macros, dependendo do editor – são as melhores formas de se trabalhar se você quer agilidade. Você mantém o contato com o código e agiliza seu trabalho ao mesmo tempo.

Lembre-se de que estamos falando sobre frameworks de CSS e XHTML. Nada de Django ou qualquer outro tipo de framework para linguagens server side.
Esses tipos de frameworks ajudam um bocado o programador. Boa parte do trabalho duro pode ser agilizado por causa destes frameworks. E até concordo que os desenvolvedores utilizem frameworks deste tipo para ajudar em seu trabalho.

O problema é um que eu já comentei com você e já falei bastante em palestras: o programador, muitas vezes é um bicho mais antenado que o designer ou o camarada que cuida de interface. Ele precisa estudar, precisa procurar soluções mais complexas para problemas mais específicos. Por isso, é bom que existam esse tipo de framework para que o trabalho dele seja mais ágil. Ele não vai desaprender a programar.

É importante que o desenvolvedor web saiba que o código é o mestre. Ler, compreender e escrever código é essencial para que tenhamos o controle sobre o projeto. É importante também para que a pessoa se torne um profissional decente e que tenha algum valor (desculpe aos mais fracos de estômago).

Publicado no dia