Tableless

Busca Menu

Cuidado para não regredir

Seja o primeiro a comentar por

Você se lembra de quando esse treco todo de Web Standards começou a pegar aqui no Brasil? Muitos falavam que era moda, que ia passar… Outros queriam descobrir as vantagens e outros ainda as desvantagens. Foi bem parecido com o que aconteceu com o “Ajax”. Nos dois começaram a surgir pessoas praticando os conceitos com afinco e tendo resultados interessantes. Entretanto há uma outra parte que mesmo utilizando conceitos novos, conseguiram regredir.

Engraçado isso né? Mesmo utilizando tecnologias e metodologias que geram uma produtividade acima do normal para qualquer projeto, o desenvolvedor consegue regredir e usar essas novas idéias da maneira antiga. Com Tableless foi assim e está sendo agora com o Ajax. Hoje em dia o pessoal está utilizando Ajax em tudo! Quer mostrar algum texto, use Ajax. Quer mostrar uma coluna? Use Ajax. Desde de quando precisamos usar Ajax para poder mostrar um simples texto na tela? Deixa o site mais rápido? Deixa mais acessível? Fica melhor em relação a performance, compatibilidade ou algo parecido?

Vamos com calma. Vamos planejar e pensar antes de sentar o bumbum no banco e codificar. Essas metodologias ajudam demais o desenvolvedor mas só se forem usadas com moderação e da maneira correta. Caso contrário elas são tão penosas quanto as maneiras antigas de desenvolvimento.

O bom desenvolvimento é um conjunto de vários pontos. Vão desde planejamento até a relação de designers e programadores. É um caminho tortuoso, mas bem fácil de caminhar.

Publicado no dia