Tableless

Busca Menu

Dicas do Zeno – Maio

Seja o primeiro a comentar por

Sempre tento me atualizar com o que está rolando no mundo do desenvolvimento front-end. Normalmente seleciono os melhores links para publicar na BrazilJS Weekly ou para discutir no podcast Zone of Front-Enders.

Mas sempre senti que faltava um lugar para divulgar coisas que vão além só de notícias, como por exemplo quais as ferramentas mais me ajudaram nesse mês. Essa série reune o que de melhor eu encontrei no mês.

Melhor projeto: Pure

pure

Essa foi a semana dos lançamentos de projetos open source das grandes empresas. A Adobe lançou um framework de CSS chamado Topcoat. O Facebook lançou o React, sua biblioteca de JavaScript usada em serviços como Instagram. E, por fim, a Yahoo! apresentou o Pure, um conjunto de módulos de CSS.

Isso não quer dizer que você deva abandonar seu amado Twitter Bootstrap, cada um deles tem objetivo um pouquinho diferente. Mas o que mais me chamou atenção foi o Pure que, apesar de não ser um projeto maduro ainda, tem potencial para revolucionar a UI dos produtos da Yahoo!.

Melhor palestra: Angelina Fabbro

Screen-Shot-2013-05-31-at-11.46.21-AM

Além do Google I/O que mostrou coisas absurdas, outra conferência importante para o mundo do JavaScript está acontecendo nesse momento, é a JSConf US na Flórida.

Inúmeros desenvolvedores palestraram por lá, mas eu gostaria de destacar a palestra da Angelina Fabbro, que inclusive virá ao Brasil para JSConf BR. O tema da palestra foi como ir de iniciante à expert.

Melhor artigo:

Untitled-1

Um das novas propriedades do CSS que eu mais estou animado é a position: sticky. Ela aplica um efeito de position: fixed quando você atinge determina posição Y no scroll da página, coisa que antes você só conseguia simular com um pouquinho de JavaScript.

O Loop Infinito foi lá e explicou em pt-br como funciona.

E você?

Quais foram os melhores projetos, palestras, artigos desse mês?

Publicado no dia