Tableless

Busca Menu

E o diferencial, onde fica?

Seja o primeiro a comentar por

Os padrões web já há muito tempo vem abrindo caminho na vida dos desenvolvedores. Não é de hoje que os muitos que aderiram ao “movimento” tentam apresentar com as melhores honras as vantagens de aderir aos Padrões. Hoje, saber implementar um site usando os Padrões é um diferencial que o desenvolvedor deve usar para valorizar seu trabalho e é um ponto que a empresa deve usar para valorizar seus produtos.

Esse estado não durará para sempre. Felizmente. Se quisermos que a evolução continue, nada deve parar e ninguém deve estacionar com o pensamento de dever cumprido. Isso vai passar e quando acontecer os Padrões Web já farão parte do pacote básico.

O que quero dizer é que daqui um tempo – tomara que não seja um tempo longo – aderir aos Padrões já não contará como diferencial. Do mesmo jeito que hoje, um desenvolvedor que se preze, sabe pelo menos ler inglês. Isso não é mais diferencial para ninguém do mesmo jeito que um desenvolvedor saber implementar sites usando CSS e criar um código bem estruturado não será mais diferencial.

O que será diferencial então? O que o desenvolvedor terá que saber para se destacar de uma centena de outros?
As empresas estão no mesmo mato. Produzir aplicações e sites de acordo com os Padrões não será mais coisa de outro mundo e nem encherá os olhos do cliente com tantas vantagens. Oferecer um site rápido e compatível com o maior tipo de dispositivos será dever – na verdade já é.

Tecnologia vem e vai muito rápido. As empresas hoje em dia já oferecem muito mais coisas além de tecnologia. Tenho uma versão original do Windows, e um certo dia depois de formatar a máquina, tentei instalá-lo novamente mas a chave de registro estava dando um erro. Liguei para o suporte, um atendente falou comigo e me deu rapidamente a solução. Perguntou se havia outro problema a ser resolvido e disse que ligaria no dia seguinte para verificar se o problema estava resolvido. Consegui fazer a instalação funcionar seguindo os passos que o atendente havia me passado. Minutos depois abri minha caixa de entrada, havia um email com o resumo da chamada telefonica, com o nome do atendente, descrição do problema e solução. No dia seguinte o camarada me liga, pergunta se tudo está resolvido, digo que está tudo ok. Abro minha caixa de emails novamente e lá está outra mensagem informando o status do problema – resolvido – as informações sobre a chamada.
Nunca tinha visto um atendimento tão bom quanto este. E logo de quem? Microsoft, uma empresa que muitos não gostam e se acostumaram a falar mal. Acho que nunca vou ver um atendimento como este tão cedo, a não ser que meu Windows dê alguma pane. É por este motivo, e não por medo da fiscalização, que muita gente prefere comprar Windows (ou qualquer outro software) original.

Entende o que quero dizer? Quando alguém compra o Windows, ela não está comprando apenas um disquinho com um sistema operacional. Tem toda uma gama de serviços por trás que vale a pena adquirir. Se você compra um cd do Windows na esquina, você se priva de todos os serviços que a empresa pode lhe oferecer.

Que tipos de serviços uma empresa de Web pode oferecer a seus clientes? Que tipo de vantagens um desenvolvedor pode oferecer para uma agência de web poder contratá-lo?
Como já disse, implementar um site Tableless e semânticamente correto é fácil. Implementar um site usando CSS e HTML bem estruturado em cima de código Python, PHP ou Ruby já é outro patamar – que não demorará para ser requisito básico. Talvez a facilidade que o desenvolvedor tem para se adequar a novas tecnologias pode ser um diferencial. Seu talento para resolver problemas. Seu talento para descobrir o caminho do mercado. Sua facilidade de conseguir desenvolver em ambientes com os quais não está acostumado, com código totalmente gerado por algum CMS da vida e estrutura de desenvolvimento porcamente armada podem ser grandes diferenciais para este desenvolvedor.

Por isso, tente sair da caixa mais uma vez. Você conseguiu sair da caixa uma vez quando começou a adotar os Padrões, agora é só dar mais um passo adiante e se preparar para muitos outros.

Publicado no dia