Tableless

Busca Menu

Editores

Seja o primeiro a comentar por

Update: Vocês falaram deste tal de PSPad, resolvi baixar e dar uma olhada nele! Gostei! Gostei tanto que to pensando em deixar o EditPlus de lado. Ele tem muitas outras funcionalidades, é tão leve quanto o Editplus, o mais importante, é free.

Quem usa EditPlus, teste o PSPad… você vai gostar!

Gosto não se discute, ainda mais quando estamos falando de editores. Cada desenvolvedor tem o seu predileto, parceiro para todos os dias e melhor amigo na hora dos problemas ocultos.

Hoje (e sempre) uso o Editplus. Para mim é o melhor editor que existem por alguns motivos muito básicos:

  1. Ele é levíssimo. Quando digo leve, quero dizer que ele abre assim que clico. Verdade.
  2. Consigo abrir arquivos que estão no FTP como se fossem arquivos locais. Isso é ótimo para mim, já que trabalho a maior parte de tempo com arquivos remotos.
  3. Sua interface é muito simples. Você consegue gravar macros, usar programas externos como o Tidy e etc…
  4. Já disse que ele é leve?

Seu ponto fraco é que às vezes ele trava sem motivo aparente. Se você estiver editando qualquer arquivo nesta hora, pode rezar e tentar copiar o código. Ele apaga todo o conteúdo do arquivo. Já houve vezes que perdi arquivos inteiros.

Há um outro editor que gosto muito chamado HTML-Kit. Ótimo editor para quem gosta de personalização. Ele tem opções para dar e vender e ainda você consegue extender suas qualidades baixando plugins feitos pelos próprios desenvolvedores pelo mundo a fora, como no Firefox. Você também pode abrir e salvar arquivos remotos como se fossem locais. Bem interessante.
O ponto fraco dele é que é pesado. No começo ele carrega uma série de plugins já instalados, causando uma certa demora no carregamento bem inconveniente.

Falando em demora no carregamento, há desenvolvedores que gostam de usar o Dreamweaver. Um monte de alunos dizem que sou contra Dreamweaver. Não sou contra, só não é minha escolha como ferramenta de trabalho. Entretanto ele tem subterfúgios que os desenvolvedores adoram, como por exemplo autocompletar, ajuda de CSS, split view, e etc… Muitas de suas ferramentas eu compenso com o uso do Firefox, e as outras não me fazem falta na hora de desenvolver.

Se você está achando este artigo superficial. Torne ele melhor contribuindo com comentários. Se eu fosse discorrer sobre as características de cada um, este post se tornaria enorme, por isso, é melhor escrever essa breve descrição e suscitar uma discussão antes de detalhar mais sobre os editores.
Há vários outros editores que podemos discutir aqui: Topstyle, Homesite, CoffeeCup e um monte de outros por aí… Mas vamos por partes.

Qual editor você usa?

Publicado no dia