Menu
X

Faculdades, cursos e conhecimento

Conversando com um pessoal outro dia, fiquei pensando em faculdades, cursos ou especializações que pessoas da nossa área podem fazer (ou não) para melhorar sua profissão. Gosto de brincar quando alguém diz que está na faculdade ou que vai começar a cursar alguma. Eu sempre digo: – Faculdade? Blah! Para quê? Perda de tempo. É […]

0

Conversando com um pessoal outro dia, fiquei pensando em faculdades, cursos ou especializações que pessoas da nossa área podem fazer (ou não) para melhorar sua profissão.
Gosto de brincar quando alguém diz que está na faculdade ou que vai começar a cursar alguma. Eu sempre digo: – Faculdade? Blah! Para quê? Perda de tempo.
É uma brincadeira (com fundinho de verdade?), claro. Mas o assunto é: o que vai decidir qual faculdade tenho que cursar, levando em consideração minha área de atuação como desenvolvedor web?

Uma boa parte da minha vida trabalhei fazendo HTML/CSS + Design. Efetivamente nunca precisei de algum curso ou faculdade para poder exercer meu trabalho. Em contrapartida conheço outros profissionais que trabalham com a mesma coisa, mas cursam faculdade de publicidade ou design, por exemplo.

Qual curso fazer para melhorar meu/seu estado de profissional web?

Tendo uma breve conversa com o Fred (no ELPI aqui em São Paulo), ele falou uma coisa bem curiosa: se o Google decide contratar um desenvolvedor web para a equipe do Orkut, por exemplo, um desenvolvedor que cursa algo relacionado à Ciência Sociais seria um destaque.
E ele tem razão. Um profissional que consiga consiliar suas especialidades técnicas de desenvolvimento web com seu conhecimento em Ciências Sociais, seria muito valioso para o trabalho com comunidades, comportamento de massas e tudo que uma rede social como o Orkut representa… Ele teria uma mente aberta para novas idéias e saberia quais caminhos tomar para implementá-las.
Outro exemplo básico: qual curso o desenvolvedor que trabalha diretamente com AI (Arquitetura de Informação) poderia fazer? Biblioteconomia seria interessantíssimo. Diretamente o curso não tem nada a ver com tecnologia e nem precisa ter. O cara adaptaria o conhecimento que ele aprenderia em Blibioteconomia para a área de web.

Se você trabalha com implementação client-side. HTML+CSS, especificamente. Aconselho encontrar um curso mais direto, como os da Visie (jabá), que são cursos curtos e vão te dar resultados rápidos. Não adianta procurar um curso de faculdade. Você não vai achar nada que te ajude a implementar HTML/CSS mais rapidamente ou melhor.
Agora, se você trabalha com HTML+CSS mas também faz Design, ou seja, cria layouts e etc, além dos cursos como os da Visie, que te ajudarão na parte técnica, uma faculdade de Design e Artes, te ajudariam no outro lado do seu trabalho. Um lado que precisa de mais apoio, mais estudo.

Desenvolver para web é um ramo muito amplo. Existem várias ramificações e cada uma dessas ramificações sugam conhecimentos e características de outras profissões. O jeito é adaptar essas informações, adquirir conhecimento e se transformar em um profissional diferente.

E eu continuo com meu segundo grau completo. :-)