Provavelmente não deve ser em Usabilidade isso, mas de qualquer forma...
Eu tenho um layout de 1024 de largura. E extremamente depois da largura eu possuo um banner para o usuário que a tela for maior que 1024. Porém, um usuário que acessar o meu site com a resolução de 800x600 eu não quero que fique com barra de rolagem.
Resolução 800x600 é que nem IE6 está diminuindo a cada dia, será que vale a pena adicionar mais codigos para deixar acessível a estes, sei lá, 4% de usuários?
E talvez a melhor solução para que o layout fique mais acessível seja no css, no código fonte do Tableless você consegue ver um exemplo.
Agora eu to com muito sono então eu posso dizer algo idiota então ignore se eu for muito estúpido...
é que eu andei vendo sobre resolução de celulares e dispositivos moveis, portáteis e tem uns com resolução menor que 800x600 ainda 640 eu acho por algo.
Felquis, as resoluções hoje são de 640x400, 320x240 e 240x120 ou 240x180.
thiagodias, sobre não gerar barra de rolagem isso é algo ruim por alguns motivos:
O mito da barra de rolagem não existe mais;
Você terá que criar um script para detectar o tamanho da tela, pois a resolução não importa muito (ex: eu tenho 1920x1080 em casa, mas uso o navegador com tela de 1024x768);
Você vai limitar o design e o aproveitamento de tela.
Eu mesmo to repensando e estudando pra começar a desenvolver totalmente independente da resolução, bastando alterar uma regra ou outra diretamente no CSS.