[respondido]Detectar Resolução
  • thiagodiasthiagodias
    junho 2011
    Provavelmente não deve ser em Usabilidade isso, mas de qualquer forma...

Eu tenho um layout de 1024 de largura. E extremamente depois da largura eu possuo um banner para o usuário que a tela for maior que 1024. Porém, um usuário que acessar o meu site com a resolução de 800x600 eu não quero que fique com barra de rolagem.

Qual a melhor forma de executar isso?
  • felquisfelquis
    julho 2011
    Bom mano primeiro, o cara que usar a resolução de 800x600 deve apanhar. Não Concorda ?

bom mas você vai dar risadas da minha resposta rsrs de uma olhada

window.load = function(){
    w = screen.width;
    h = screen.height;

if(w >= 960){
    $('body').text("Opa o site tem que ter 960px de largura");
    $('body #conteudo').css('width', w + "px");
    }
    }

é isso ai, bom você reparou que eu usei funções do jQuery por que eu sou fã, faça do jeito que vc sabe meu amigo, e boa sorte.

Olha meu teste aqui http://jsfiddle.net/felquis/N6dYd/1/

me segue no twitter lá ? @felquis xD
  • ErikHenriqueErikHenrique
    julho 2011
    Resolução 800x600 é que nem IE6 está diminuindo a cada dia, será que vale a pena adicionar mais codigos para deixar acessível a estes, sei lá, 4% de usuários?

E talvez a melhor solução para que o layout fique mais acessível seja no css, no código fonte do Tableless você consegue ver um exemplo.

• Eu parei de pensar em 800x600 há uns 2 anos já...
  • felquisfelquis
    julho 2011
    Agora eu to com muito sono então eu posso dizer algo idiota então ignore se eu for muito estúpido...

é que eu andei vendo sobre resolução de celulares e dispositivos moveis, portáteis e tem uns com resolução menor que 800x600 ainda 640 eu acho por algo.
  • riccardobenettiriccardobenetti
    setembro 2011
    Felquis, as resoluções hoje são de 640x400, 320x240 e 240x120 ou 240x180.

thiagodias, sobre não gerar barra de rolagem isso é algo ruim por alguns motivos:

1. O mito da barra de rolagem não existe mais;
    2. Você terá que criar um script para detectar o tamanho da tela, pois a resolução não importa muito (ex: eu tenho 1920x1080 em casa, mas uso o navegador com tela de 1024x768);
    3. Você vai limitar o design e o aproveitamento de tela.

O melhor seria para resoluções diferentes já fazer o site usando media queries - http://tableless.com.br/introducao-sobre-media-queries/

Eu mesmo to repensando e estudando pra começar a desenvolver totalmente independente da resolução, bastando alterar uma regra ou outra diretamente no CSS.