Galera, essa é uma pergunta difícil, Tem dreamweaver, notepad++, Aptana, Intype.....
muitos criticam o Dreamweaver, porém acho ele bom para "me achar" no código por causa de seu visual... O mesmo pro notepad ++. Eae alguem tem alguma opinião sobre o assunto?
A opinião é.. usar o que vc gosta de usar e usar o que você sabe usar.
Eu adoro o notepad pra escrever HTML.. se bem que vejo muitas possíveis melhorias que o dreamweaver por exemplo já tem.. o dreamweaver é ótimo para escrever HTML, CSS, PHP pela suas dicas que fica muito mais ágil o desenvolvimento, porém o acho pesado.
Na maioria dos casos a melhor IDE a usar, é a IDE que vc saiba aproveitar o máximo dela.
Só testando várias IDEs que você vai poder dizer.. esse é minha preferida e ponto..
Eu sou um grande fã do ZendStudio e do Netbeans recomendo vc testar essas duas IDE's, o ZendStudio é pago já o Netbeans é free e tem suporte a PHP com autocomplete e algumas outras coisas bastante interessante.
Eu não curto o DW pra criar programas em PHP com uma IDE vc pode obter maiores resultados, por exemplo, o Netbeans tem suporte a Debug do código,SVN. Testes Unitários e por ai vai.
Mas eu defendo que a melhor ferramenta é aquela que vc sabe usar. =D
Colega eu sou fãnzão do notepad++ notepad-plus-plus.org porque ja uso a tempo mas tem o Komodo www.activestate.com/komodo-edit e tem outros. Concordo com o brunopulis "Mas eu defendo que a melhor ferramenta é aquela que vc sabe usar. =D" um abraço.
Sugiro que dê uma chance ao PHPStorm http://www.jetbrains.com/phpstorm/ Comece com os recursos básicos, o que você espera que um IDE forneça e depois se aventure em todas as funcionalidades que essa fantástica ferramenta pode te oferecer. Ponto negativo, é pago.
Eu gostava bastante do Dw, e a parte de CSS dele eu ainda prefiro. Mas para PHP eu precisava de algo mais robusto, e a identação dele não é tão boa.
Gosto muito do Sublime Text, como o amigo lá de cima. Ele tem uns atalhos interessantes e abrir arquivos é muito rápido e fácil. É o meu preferido no momento. Se for trabalhar com algo mais complexo, aí prefiro o netbeans, que é bem mais robusto e diversas ferramentas por ser uma IDE.
Sublime Text 2 é bom e funciona no Windows, no Linux e no Mac, é leve, rápido e muito prático, ainda to me adaptando e to gostando mais que o Notepad plus.
Cada um tem suas particularidades, acho que o melhor é aquele no qual você já domine a maior parte das funções disponíveis nas quais você necessita no seu trabalho diário. No meu caso, consigo produzir muito com Eclipse. O Sublime Text 2 me impressionou com a divisão do layout, possibilitando se trabalhar em mais de 1 arquivo em uma mesma tela. No caso de quem está trabalhando em projetos MVC é muito interessante essa característica, pois possibilita a visualização de todo um módulo. No meu caso trabalho com 2 monitores e 2 instâncias do Sublime Text 2. Mas a maior parte do serviço, trabalho com Eclipse desenvolvido pela Zend.
Eu sou adepto de sempre utilizar diferentes ferramentas como forma de experimento, claro.
Mas mantenho a filosofia: "Use carrinho-de-mão para carregar um saco de cimento, e um caminhão para carregar centenas deles" ;)
Meu fiel escudeiro para projetos robustos e complexos, é sempre o Netbeans. A facilidade que ele fornece com suas Tooltips, tanto para PHP, CSS e HTML são fantásticas. E o recurso que acho mais fascinante é a inclusão run-time, ou seja, ele reconhece as classes, metodos e etc, que estão no arquivo que você acabou de referenciar via require* e include*. Mas a sua fraqueza fica por conta do auto consumo de memória, mesmo assim não abro mão.
Para editar páginas PHP+HTML, de projetos aleatórios, sempre utilizo o Notepad++(ultimamente tenho tido uma quedinha pelo Sublime Text 2).
Quando iniciei a desenvolver utilizava o Dreamweaver, hoje sequer tenho ele instalado, porém ao contrário do que alguns Dev's insistem em dizer "Dreamweaver? Eca! Use uma ferramenta decente!", eu respeito muito a ferramenta, por ela ter qualidade absurda, com recursos interessantes e também não devo cuspir no prato que comi.
O Aptana é outra ferramenta muito boa, é um fork enxuto do Eclipse, utilizei ela por alguns 6 meses, e realmente é boa.