Tableless

Busca Menu

Gantry 5 – Desenvolvimento de templates para Joomla e WordPress

Seja o primeiro a comentar por

 

Com o surgimento dos Gerenciadores de Conteúdo como o Joomla e WordPress, os desenvolvedores de sites começaram a aproveitar mais o tempo e entregar projetos mais rápido. Quando surgem os frameworks de templates, que se integram aos CMSs para gerenciar e facilitar o desenvolvimento dos layouts das páginas, as coisas ficam mais interessantes. E é justamente nesse ponto que vamos chegar. Farei uma breve abordagem sobre o novo Framework de Template Gantry 5.

O Gantry

O Gantry é um framework de template Open Source and Free, desenvolvido pela RocketTheme (um dos melhores clubes de extensões e templates para Joomla e WordPress) que tem a finalidade de gerenciar e customizar os layouts das páginas.

Na versão mais estável, a 4, o framework já atendia muito bem aos desenvolvedores de template, mas havia alguns problemas de semântica, layout adaptativo em vez de responsivo, poucas possibilidades de override e o peso excessivo das páginas. Era uma luta para conseguir enxugar o máximo e aumentar o desempenho. Outros frameworks como T3, Helix, e Warp, tinham uma curva de aprendizagem muito lenta, o que me frustrava. Foi quando surge o Gantry 5.

A versão 5

Se você já conhecia a versão anterior, esqueça, a versão 5 é totalmente diferente e não tem nada a ver com as antigas. O lado bom é que consertaram e melhoraram tudo que citei de ruim acima, o lado não tão bom é que você terá que reaprender a trabalhar com o framework, mas aprender coisa nova nunca é demais.

Vamos apresentar as possibilidades que a versão 5 pode trazer a respeito do desenvolvimento de templates em Joomla e WordPress.

Crie várias páginas com configurações e layouts independentes

Painel Outline

Painel Outline

O Gantry 5 trouxe um nível de abstração de páginas muito superior aos outros frameworks do mercado. Chamados de Outlines é onde tudo se inicia no framework. Os Outlines são páginas que podem ser criadas e editadas de forma independente, dando ao layout do projeto uma flexibilidade na administração de diferentes elementos. E tudo isso é possível sem que o desenvolvedor escreva linhas e linhas de código, é tudo no arrastar e soltar.

Ao instalar o Gantry 5 e o tema padrão Hydrogen, pode-se observar 1 outline base, 2 outlines de página padrão e 3 outlines essenciais usadas para a exibição de conteúdo, página de erro e página off-line. Essas não podem ser excluídas, somente editadas, pois são outlines fundamentais para o template.

Faça override do core

Esta é uma das possibilidades mais legais do Gantry 5, pois você consegue fazer substituições de quase tudo no framework. E o interessante é que ele utiliza tecnologias recentes da Web como o YAML para trabalhar com campos de formulário e o Twig Template para facilitar a estruturação dos arquivos de substituição.

Estilização mais fácil e completa

Painel Style

Painel Style

O painel Style agora tem mais possibilidades de customização e ficou ainda mais fácil trocar as cores principais do template. Com ajuda das tecnologias YAML e Twig Template você consegue fazer estilizações através de overrides onde o céu é o limite, basta abusar bastante da criatividade. E como não bastasse, agora é possível controlar os Breakpoints nos mais variados formatos de unidades: px, em ou rem.

Micro módulos personalizáveis

Painel Settings

Painel Settings

O Particle System como é chamado, é um sistema de módulos já pré-formatados para utilização direta no painel de layout. Você consegue customizá-lo de forma independente dos outlines, ou seja, o mesmo particle utilizado em uma página poderá ser utilizado em outra sem que haja conflito de configurações. E o mais legal é que você consegue customizar, habilitar ou desabilitar um particle e/ou criar um novo de acordo com sua necessidade ou criatividade. Mais uma vez o céu é o limite.

Existem alguns particles especiais chamados de Atom, que possibilitam a entrada do UA Code do Google Analytics e a chamada de dependências CSS e JS externas, evitando que o desenvolvedor mexa diretamente no código do template.

Infinitas possibilidades de customização

Painel Layout

Painel Layout

Com o Painel de Layout do Gantry 5, você consegue montar inúmeras variações de grid. No canto esquerdo fica disponível vários módulos prontos para arrastar e soltar no painel. Ainda pode escolher através do botão “Load” qual o Preset (Estrutura de posições da página) deseja utilizar.

Toda a estrutura do template criado no painel de layout é renderizado no browser através da propriedade Flexbox do CSS3.

O editor de Menu

Editor de Menu

Editor de Menu

Em minha opinião, a mais fantástica possibilidade do framework é o poder de flexibilidade que o editor de menu tem. Após a criação dos itens de menu no CMS, o editor de menu renderiza os itens e a partir daí você consegue realizar várias customizações, como inserir ícones, particles, módulos ou plug-ins, definir classes, reorganizar os itens, inserir subtítulo, inserir imagem, inserir submenus e organizar os elementos em um grid. Eu acho que podem melhorar ainda mais, com a possibilidade de customizar as cores e eventos.

Estilize usando SCSS

Uma inovação do Gantry 5 também foi a possibilidade de trabalhar com o SCSS, que na minha opinião é extremamente produtivo, e a manutenção do código fica muito mais prático e rápido, mas quem não se familiariza com SCSS pode ficar tranquilo, pois ele suporta Less e também pode trabalhar diretamente com o CSS.

E para facilitar ainda mais, o framework utiliza o Bourbon, uma biblioteca de mixin para SASS que ajuda, principalmente quando se trata de compatibilidade entre navegadores. É uma biblioteca fantástica, vale a pena estudá-la para utilizar da forma mais adequada em seus templates.

O Suporte

O Gantry 5 tem uma comunidade bem ativa e colaborativa, e por isso conseguiram chegar em um framework tão completo.

A documentação é sem dúvida uma das mais claras e fáceis de entender. Nela tem tutoriais completos de como instalar, usar, configurar e estender ainda mais o framework.

Vale a pena também seguir o blog, com artigos sobre os releases e alguns tutoriais interessantes que não estão presentes na documentação.

E tem também o Gitter, que funciona como um chat da comunidade. Fiquei maravilhado com o suporte dos caras; algumas vezes resolveram alguns problemas que tive na mesma hora. É um lugar também para reportar bugs do framework.

Considerações finais

Por ser um framework lançado recentemente (menos de 5 meses), há muitas coisas a descobrir e melhorar. Por isso é importante, se for utilizar o framework, estar engajado na comunidade do Gantry 5 para aprender cada vez mais e também poder colaborar com o projeto.

Acredito muito no potencial desta ferramenta para desenvolvimento de templates para Joomla e WordPress, pois nestes últimos 3 anos trabalhando com CMS consegui pela primeira vez reduzir o tempo de desenvolvimento de forma considerável.

Se tiver alguma sugestão ou crítica sobre o artigo, comentem.

Publicado no dia