Tableless

Busca Menu

Git com Interface Gráfica

Seja o primeiro a comentar por

Você deve não gostar de usar Git no terminal do windows, mac ou linux. As vezes você faz muitas alterações e é chato você parar a todo momento para commitar alterações separadas. Prejudica o fluxo do seu trabalho e você acabada perdendo o foco. Por isso as vezes é interessante você usar uma interface mais humana para facilitar as coisas. No site do Git tem indicações interessantes para você poder baixar e utilizar o Git de um jeito mais confortável.

O Git já instala um GUI básico chamado Gitk, que é uma versão generalizada. Basta digitar gitk no diretório controlado pelo git para que ele seja aberto. É muito simples, mas para visualizações rápidas ou quando você não estiver no seu computador ele é bem bacana.

A minha sugestão é a aplicação do GitHub. Ele tem versões para Mac e Windows.

Com ele você consegue ver, criar e excluir os branchs, clonar repositórios, escolher quais arquivos serão enviados em um determinado commit, visualizar o histórico de commits, visualizar as alterações dos arquivos etc.

Se você não gostar da aplicação do GitHub, eu usava uma bem útil e ágil chamada GitX. Não tem versão windows, só Mac.

Para windows, mac e linux há o SmartGit e o Git-Cola. As duas interfaces não são lá essas coisas, mas quebram o galho. Há também para windows o GitExtensions. Todos tem as ações básicas do Git e podem facilitar o processo de commits.

A aplicação mais bem acabada mesmo é a do GitHub, mesmo assim há algumas limitações, tipo: eu não consigo visualizar tags no histórico de commits. Mesmo assim quando preciso usar tags eu corro pro terminal. Nada tão ruim assim. 😉

Publicado no dia