Tableless

Busca Menu

Hack in POA 2015

Seja o primeiro a comentar por

Hack In POA 2015

Para entendimento hackathon seria uma maratona de programação e resolução de ideias. Onde temos como participantes programadores, designers e arquitetos de software.

Indo mais a fundo, o termo “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

O evento ocorreu nos dias 11/04 e 12/04 no estado do Rio Grande do sul, Porto Alegre.

Foram mais de 24 horas de programação em torno da criação de um produto viável para se colocar no mercado. O encontro foi organizado pela Globo.com como forma de comemoração pela empresa estar se instalando em um dos pólos tecnológicos de Porto Alegre.

Foram mais de 800 pessoas inscritas e um total de 150 participantes.

Neste artigo irei colocar minhas experiências e pontos que influenciaram bastante o fluxo de trabalho durante os dois dias.

Credenciamento

Já no credenciamento tive grandes alegrias começando pela receptividade do pessoal da Globo.com em entregar de forma organizada os kit’s para o pessoal.

Nos kit’s poderíamos encontrar:

  • Pasta de dentes
  • Escova de dentes
  • Caderno anotações
  • Caneta
  • Camiseta (muito bonita por sinal)
  • Arduino Uno (sim, você leu certo, Arduino)

arduino

Apresentação

Dando inicio a abertura do evento se conheceu um pouco sobre as metologias e ferramentas utilizadas dentro da Globo.com para desenvolvimento de suas ferramentas e novos projetos. Junto a isto, foi apresentando alguns membros do time que auxiliaram os participantes durante os dois dias do hackathon.

Com as apresentações feitas, todos foram convidados a finalizar até o começo do período da tarde a montagem dos times.

Hora de Codar

Apartir dai foram horas e mais horas codificando, revisando usabilidade de layouts, ajustando novas features, solucionando erros obscuros e claro, tendo todo um suporte da Globo.com.

Durante as milhares de horas de revisão das ideia que seriam apresentadas ao final do hackathon, foi oferecido várias refeições, lanches, coffebreaks. E claro, sem deixar passar uma geladeira com refrigerantes, sucos, milkshakes, bebidas energéticas que nós revigoravam a todo o momento.

timelove

Time to friends

A cada parada tínhamos tempo para fazer novas conexões, conhecer outras mentes inovadoras e que estavam buscando novos desafios. Uma nova conversa era sinônimo de conhecimento, aprendizado e muitas vezes amizade.

Foram vários momentos  felizes, mas também de cansaço principalmente durante a madrugada. Muitas pessoas trabalhando para conclusão de suas ideias, o que tornava aquele ambiente ainda mais encantador e atrativo para novas linhas de código.

Chegando ao final

Próximo do final fomos avisados para prepararmos nossas apresentações mostrando o que foi desenvolvido nas várias horas de diversão que tivemos.

E foi ae que a perna começou a tremer e ao mesmo tempo aquele sorrisão no rosto de felicidade ao compartilhar a ideia criada.

Foi um festival de ideias criativas, pessoas empenhadas, todos aplaudindo as apresentações.

Por fim tivemos as premiações de melhor aplicação desenvolvida e das categorias web, mobile, cidadania.

Publicado no dia