Tableless

Busca Menu

“HTTP Archive” Ferramenta para performance

Seja o primeiro a comentar por

Este é o primeiro post sobre um tema que ainda não temos falado muito aqui no tableless, mas é um tema muito importante tanto para nós Front-end quanto para Back-end’s que é a performance. Hoje mostrarei uma ferramenta para analisar a performance do seu projeto web.

A ferramenta HTTP Archive

Este projeto iniciou-se no começo de novembro de 2010, através de análises de Urls e armazenamento de suas informações (subresource URLs, HTTP headers, sizes, etc.) em banco de dados. Falando em resumo do que se trata essa ferramenta: ela grava os dados de seu site e retorna toda uma lista com esses dados tais como Page Speed, Requests, status entre outros. Ele também gera esses dados para download, facilitando a analise. O mais legal é o Filmstrip de video, onde é gerado thumbs, mostrando o que o usuario está vendo a cada segundo que seu site esta sendo carregado. Ele mostra também uma trend do seu HTML, CSS, JS que esta sendo carregado com um gráfico.

Essas são umas das opções que ele dispões e vale a pena o uso da ferramenta. Ajuda muito para aqueles que querem ter uma analise sobre o seu projeto, isso pode ser que para alguns não é util como para site institucionais onde o cliente pouco importa com isso, mas para aqueles que se importam ou trabalham em algum portal ou sistema grande.

Missão do HTTP Archive

Instituições bem sucedidas reconhecem a necessidade de registrar sua história – isso fornece uma maneira de rever o passado. Em 1996, Brewster Kahle percebeu o significado “cultural” da internet e a necessidade de registrar sua história. Como resultado ele fundou o  Internet Archive que coleta e armazena permanentemente conteúdo digitalizado da web.

Além do conteúdo das páginas web, é importante registrar como esse conteúdo digitalizado é construido e servido. O HTTP Archive fornece esse registro.

Em novembro de 2011 o HTTP Archive começou a aumentar os registros de Urls de 10k para 25k, 50k, 75k, e agora neste mês chegaram a 100 mil, o objetivo do HTTP Archive é arquivar 1 milhão de Urls até final de 2012.

Como usar? Como funciona?

Bom é bem simples de usar e com pouco tempo “brincando” com a ferramenta é possível ter uma análise legal do seu site.

Para usar a ferramenta você precisa entrar no HTTP Archive e adicionar a URL do site que deseja analisar, você deve esperar uns 5 dias para que o site seja adicionado e depois ele será incluindo nos próximos rastreamento.

Estou fazendo alguns testes no site onde trabalho (Peixe Urbano), então vou colocar o link para que você de uma olhada nos dados que ele retorna. Veja aqui os dados do Peixe Urbano no HTTP Archive.

Publicado no dia