Tableless

Busca Menu

A importância de seguir padrões

Seja o primeiro a comentar por

Comecei a ler o livro “Estrada do futuro” escrito por Bill Gates. E no livro ele conta como a indústria da informática teve início. A história é muito interessante e eu sempre me impressiono pelo jeito e pela velocidade que tudo tomou forma.

Na história, Bill Gates fala sobre a IBM. Ele conta qual foi seu primeiro passo para o mundo dos pc´s. E fala sobre como foi que eles conseguiram a maior fatia do mercado. Conta como a IBM conseguiu ” … canalizar uma quantidade incrível de talentos criativos …” ao chamar a Intel e a Microsoft para ajudá-los a criar um dos primeiros pc´s. E no final deste parágrafo, ele diz: “A IBM estabeleceu os padrões.”

Você pode estar se perguntando agora: O que isso tem a ver com Padrões Web?! Ele deve estar ficando maluco.
Pois eu digo que tem algo a ver. Desde o começo, os “padrões” foram o motivo da grande mudança, da grande sacada. Quem seguia os padrões estava na frente. Foi assim que nasceu a Compaq e foi por isso que algumas outras “… empresas principiantes que não adotaram um hardware compatível fracassaram. O IBM-PC tornou-se o hardware-padrão.”. Desde o começo, seguir os padrões foi o guia para a sobrevivência, e hoje não é diferente.

Hoje, para o desenvolvimento da internet, é importante que saibamos que os Padrões Web é o guia de sobrevivência. Naquele tempo da IBM, todos queriam pc´s com o padrão IBM por causa da compatibilidade dos aplicativos existentes. Pensou em padrões, pensou em compatibilidade. Pensou em compatibilidade, pensou em acessibilidade. Logo, qualquer pessoa, de qualquer dispositivo (futuramente em qualquer lugar, com ajuda de conexão Wi-Fi) poderá ver seu site.

Seguir os padrões é ter apenas ganhos. Ganhos na acessibilidade. Ganhos na manutenção. Ganhos no desenvolvimento. E por aí vai.
Seguir padrões é essencial para se manter na frente. Se um site é acessado por 90% do mercado, é um site bom pra caramba, mas um site acessado por 100% do mercado, é melhor ainda.

Publicado no dia