Tableless

Busca Menu

JAVA – Principais características

Seja o primeiro a comentar por

A simplicidade é uma de suas mais importantes características. É isso que possibilita que a sua aprendizagem possa ocorrer sem necessidade de treinamento intensos ou larga experiência anterior. Programadores com conhecimento das linguagens C e C++ encontrarão muitas semelhanças destas com o Java e o assimilarão de forma ainda mais rápida. Além disso, o código escrito com o Java é muito mais limpo do que aquele escrito em C ou C++.

Java é orientado a objetos e, com exceção dos tipos primitivos, tudo é representado na forma de objetos. Até mesmo os tipos primitivos podem ser encapsulados em objetos sempre que isso for necessário. Os programas são compostos por classes, que representam categorias de objetos e podem herdar atributos e métodos de outras classes. A ausência de herança múltipla é compensada com uma solução muito melhor: o uso de interfaces, onde uma classe pode herdar características de uma superclasse e ainda implementar métodos de uma ou mais interfaces. Toda a variável ou método pertence a uma classe ou objeto e só pode ser invocada através dessa classe ou objeto. Isso reforça seu forte caráter orientado a objeto.

O Java também garante a confiabilidade dos programas produzidos. O processo de compilação elimina uma gama enorme de possíveis problemas e uma checagem dinâmica (realizada em tempo de execução) contorna muitas situações que poderiam gerar erros.

A confiabilidade dos programas escritos com o Java também é incrementada com um mecanismo eficiente para contornar situações inesperadas que podem ocorrer em tempo de execução. Essas condições excepcionais, chamas exceções, podem ser devidamente tratadas para evitar que o programa aborte, mesmo frente a situações de erro.

A segurança é outro ponto muito forte do Java. Um programa sempre é verificado antes de ser executado. Essa verificação também é realizada nos navegadores e visa impedir que os applets possam provocar quaisquer danos ao computador do usuário. Ademais, como o Java não permite acesso direto à memória, impede seu uso para desenvolvimento de vírus.

O Java também, é mais dinâmico que o C/C++. Ele foi projetado para se adaptar facilmente a ambientes em constante evolução (como a Internet). A inclusão de novos métodos e atributos a classes existentes pode ser feita livremente e o tipo de objeto pode ser pesquisado em tempo de execução.

Como se não bastasse tudo isso, o Java contém recursos que permitem o desenvolvimento de sistemas extremamente robustos. Dentre estes recursos, destaca-se o suporte a multiprocessamento, que possibilita a um programa a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O resultado disso é o aumento da sensibilidade interativa dos programas e seu comportamento em tempo real.

Além de todas as vantagens anteriores, o Java ainda oferece facilidades para programação de sistemas cliente-servidor e sistemas distribuídos. Sua API contém uma biblioteca de classes e interfaces muito rica para se trabalhar com sockets, TCP/IP, RMI e muitos outros recursos correlatos.

Devido à diversas características que o Java possui, a sua tecnologia tem provocado mudanças significativas nos processos de engenharia de software e tende a alterar até o modo como os programas são produzidos, distribuídos e utilizados.

Publicado no dia