Tableless

Busca Menu

JavaScript, muito além dos navegadores e dos servidores

Seja o primeiro a comentar por

Quem é esse novo JavaScript que tem despertado a curiosidade de desenvolvedores de outras linguagens e tem atraído-os para seu universo pluralista e multiplataforma.

Isso mesmo, nosso bom e velho JavaScript não roda apenas nos navegadores e servidores (Node.js), ele vai muito mais além…

Neste artigo irei apresentar a linguagem JavaScript sendo utilizada junto a tecnologias exponenciais, sendo elas: inteligência artificial, realidade virtual, internet das coisas e até mesmo para controle de drones.

Synaptic

Esta biblioteca de rede neural JavaScript roda no runtime node.js e também no navegador, seu algoritmo de generalização é livre de arquitetura, assim é possível construir e treinar basicamente qualquer tipo de primeira ordem ou até segunda ordem de arquiteturas de rede neural.

Link do projeto no GitHub: https://github.com/cazala/synaptic

WebVR

WebVR fornece suporte para expor dispositivos de realidade virtual como o Oculus Rift para aplicações web, permitindo que os desenvolvedores criem experiências de realidade virtual que rodem em qualquer navegador habilitado para WebGL.

Link do site do projeto: https://mozvr.com/#start

Johhny-Five

Johnny-Five é a Plataforma JavaScript Robotics & Internet das coisas. Lançado pela Bocoup em 2012, Johnny-Five é mantido por uma comunidade de desenvolvedores de software apaixonados e engenheiros de hardware. Mais de 75 desenvolvedores fizeram contribuições para a construção de um ecossistema robusto, extensível e combináveis.

Link do site do projeto: http://johnny-five.io/

AR Drone

Esta biblioteca possibilita o desenvolvimento de software para controle de drones.

Link do projeto no GitHub: https://github.com/felixge/node-ar-drone

Se você sabe JavaScript, você pode ir onde quiser!

Fantástico, realmente com apenas o conhecimento de programação na linguagem JavaScript podemos começar a desenvolver para as mais diversas plataformas, seja na terra, seja no ar, seja nessa realidade, seja na virtual, JavaScript está provando ser a tecnologia multiplataforma e que funciona nos mais variados dispositivos.

E você, conhece outras bibliotecas e frameworks JavaScript nessas e em outras tecnologias que não estão apenas nos navegadores e servidores?

Então, compartilha com a gente, deixe seu comentário.

Até a próxima!

Publicado no dia