Tableless

Busca Menu

Não-IE: mais de 20% do mercado

Seja o primeiro a comentar por

Top Browser Market Share Trend for 2006 (@ br-linux.org)

O que me chamou a atenção foi o fato de que, enquanto o Firefox subiu 4,5% do total de usuários durante o ano, o Internet Explorer e o Netscape juntos perderam 6%. Ou seja, tem bastante gente migrando para Opera, Safari e outros navegadores. O que é muito bom.

Convém aproveitar para lembrá-lo de algo importante: mesmo que você não tenha números tão expressivos em relação ao Firefox, as estatísticas percentuais podem esconder o efeito “long tail”: 5% de um milhão são 50 mil. Ou seja, se um site de um milhão de usuários tem apenas 5% de usuários não-IE, estamos falando de 50 mil pessoas. E estamos falando, provavelmente, dos 50 mil mais barulhentos. Veja, por exemplo, as estatísticas de navegadores do Tableless em dezembro de 2006:

2006 December, browser summary stats for Tableless.com.br

Aqui no Tableless mais da metade dos usuários são não-IE. Provavelmente, seus 5% de usuários não-IE tem um perfil semelhante ao dos freqüentadores deste humilde site.

Estamos falando de gente que tem blog, Orkut, MySpace, Flickr e etc. e que passa o dia inteiro se comunicando, via Messenger, Skype, e-mail, irc e sabe-se lá mais o quê. Estamos falando de gente que publica em sites de pagerank 4, 5 ou 6, e que administra sites de pagerank 7 ou 8. Você sabe o quanto pode valer atender bem a esse cliente?

São os 50 mil hard users (com potencial de usar muito o seu site) de renda média um pouco mais alta que os outros 95%, e formadores de opinião.

Publicado no dia