Tableless - Desenvolvimento inteligente com Padrões Web

02/01/2007
Browsers

Não-IE: mais de 20% do mercado

Top Browser Market Share Trend for 2006 (@ br-linux.org) O que me chamou a atenção foi o fato de que, enquanto o Firefox subiu 4,5% do total de usuários durante o ano, o Internet Explorer e o Netscape juntos perderam …

Por


Top Browser Market Share Trend for 2006 (@ br-linux.org)

O que me chamou a atenção foi o fato de que, enquanto o Firefox subiu 4,5% do total de usuários durante o ano, o Internet Explorer e o Netscape juntos perderam 6%. Ou seja, tem bastante gente migrando para Opera, Safari e outros navegadores. O que é muito bom.

Convém aproveitar para lembrá-lo de algo importante: mesmo que você não tenha números tão expressivos em relação ao Firefox, as estatísticas percentuais podem esconder o efeito “long tail”: 5% de um milhão são 50 mil. Ou seja, se um site de um milhão de usuários tem apenas 5% de usuários não-IE, estamos falando de 50 mil pessoas. E estamos falando, provavelmente, dos 50 mil mais barulhentos. Veja, por exemplo, as estatísticas de navegadores do Tableless em dezembro de 2006:

2006 December, browser summary stats for Tableless.com.br

Aqui no Tableless mais da metade dos usuários são não-IE. Provavelmente, seus 5% de usuários não-IE tem um perfil semelhante ao dos freqüentadores deste humilde site.

Estamos falando de gente que tem blog, Orkut, MySpace, Flickr e etc. e que passa o dia inteiro se comunicando, via Messenger, Skype, e-mail, irc e sabe-se lá mais o quê. Estamos falando de gente que publica em sites de pagerank 4, 5 ou 6, e que administra sites de pagerank 7 ou 8. Você sabe o quanto pode valer atender bem a esse cliente?

São os 50 mil hard users (com potencial de usar muito o seu site) de renda média um pouco mais alta que os outros 95%, e formadores de opinião.

Por Elcio Ferreira

http://elcio.com.br/

Veja os outros posts de

  • http://www.marcusvbp.com.br Marcus VBP

    Pois é Elcio. Todos os meus sites apresentam estatísticas muito próximas à do tableless.

    Bem que o google poderia vincular publicidade do firefox no Orkut, instalando o firefox com extensões para melhorar a experiência do usuário do orkut.

    seria ótimo
    hehe

  • http://project47.viscountbox.com Carlos Eduardo

    Mas em sites ‘populares’ a diferença é muito grande ainda, infelizmente.

    Mas esses dados são animadores! Espero que o IE vá perdendo cada vez mais mercado, assim força a Microsoft a prestar serviços de melhor qualidade, desenvolvendo um melhor browser com mais atualizações, de acordo com as necessidades dos usuários.

  • http://blog.untitled.art.br Moisés Ribeiro

    Legal o post Elcio.

    Concordo plenamente, e também alimento a esperança de que, com o passar do tempo (e o “aumentar” da experiência) esses usuários hoje chamados populares vão migrar para outros browsers, como o FF ou Opera, etc.

    Abs!

  • http://www.hrangel.com.br Rangel

    Acho que todo mundo que desenvolve site espera que o IE tenha uma parcela cada vez menor até desaparecer, pelo menos essas versões “atualizadas” que não ligam para padrão algum!!
    Abs

  • http://mamude.blogspot.com/ Samir Araujo Mamude

    Muito bom saber disso, acredito muito no potencial do Firefox e com certeza vai derrubar esse browserzinho fajuto da Microsoft.

  • http://www.fluxosistemas.com/ Maurício Rech

    a pior coisa para nos desenvolvedores tupiniquins foi pedido de validação para instalar o ie7, aki na minha máquina instalou durante as atualizações automáticas, mas sabemos que não é isso que ocorre na maior parte do nosso público alvo.
    por enquanto não tenho oq reclamar da renderização do ie7.. pena que a maioria vai ficar pelo 6… até o vista se tornar o padrao…

  • André Pessoa

    Por favor, tente não torcer a lógica quando for fazer sua evangelização. Se o seu site tem quase metade de usuários do Internet Explorer, que cabimento tem dizer que o perfil do seu público é semelhante ao dos usuários não-IE dos sites grandes? Qual é a semelhança óbvia (que eu não consigo enxergar) entre o usuário IE do Tableless e o usuário não-IE dos portais? Além disso, eu gostaria mesmo de ver em que dados você se baseia para afirmar que os visitantes do seu site administram (em sua maioria?) sites com pagerank 7 e 8. Seria puro achismo, ou então o site conhece pelo nome quase todos os seus visitantes? (seriam tão poucos assim?) Aliás, mesmo que essa sua afirmação fosse verdadeira, isso não diz quase nada sobre o modo como um portal deve tratar os usuários não-IE. Um usuário não-IE, especialmente se tiver algum conhecimento de webdesign, provavelmente é mais crítico com o design do site, mas pode ser que esse “barulho” aí não tenha a menor importância para o editor. Se for um site de notícias, o “barulho” do leitor crítico com o conteúdo será muito mais importante; se for uma loja, o “barulho” do leitor que compra e que indica fica em primeiro lugar. O design é só o design; um mau design pode destruir um site, mas um ótimo design não transforma um site ruim em bom.

    Se houvesse atualmente alguma tendência anti-padrões entre os webdesigners, eu até entenderia essa sua nota. Mas o que ocorre é exatamente o contrário: os padrões são cada vez mais usados, porque não custa mais caro e é a coisa certa a se fazer. Os webdesigners não precisam de uma nota fora de propósito como essa. A não ser, claro, que eu não a tenha entendido, e o objetivo dela seja simplesmente pichar o Internet Explorer.

  • João Andrade

    Concordo com o André em gênero, número e grau. Falou tudo.

  • bebeto_maya

    André,
    O objetivo claro é: Use Webstandards. Não dá pra usar sempre. Mas é uma máxima que deve permear seu trabalho. Principalmente, porque além de múltiplos navegadores, temos múltiplos SOs, handhelds, celulares, gadgets, pessoas com deficiências etc…

    Não é simplesmente “Firefox x IE”. Se a matéria do Élcio deu a entender isso…É uma pena.

  • http://elmicox.blogspot.com Micox

    Andre, acho que você não entendeu. :)

    O que o Elcio quer dizer neste post é o que todos já sabemos: os POUCOS usuários usuários do Firefox que visitam qualquer site fazem MUITO mais barulho que os VÁRIOS usuários do IE.

    Por que?
    Simples, por que quem usa Firefox costuma ser hard-user de tecnologia e internet. Temos blogs, publicamos conteúdo, conversamos via irc, comentamos em grandes sites, etc.

  • http://newtonmota.com/handbook Douglas d’Aquino

    Muito bem colocado. Às vezes nossos clientes acham que é pouco 5 ou 10% de usuários não-IE e é exatamente essa explicação que eu uso.

    Parabéns, para muitos isso será uma ajuda e tanto.. e para quem já utiliza esses dados, é sempre bom ver que não é o único e que outros designers / desenvolvedores estão ligados nisso.

    abraço

  • http://netocury.com Neto Cury

    Caraca, queria fazer um comparativo do meu blog, mas não consigo acessar minha área de estatísticas aqui no serviço…
    Depois eu faço isso, claro né, se eu conseguir lembrar hehehehe
    Abração

  • http://elcio.com.br/ Elcio

    Olá, André, como vai?

    Como eu sei o perfil dos usuários do Tableless? Não, eu não conheço cada um pessoalmente, mas conheço muito mais do que o necessário para uma amostragem estatística. Mais de 4000 deles estão cadastrados em nosso fórum, cujo conteúdo a gente está sempre lendo. Isso nos dá uma excelente idéia de quem são nossos usuários.

    É importante lembrar também que eu já dei aula para mais de 300 deles pessoalmente, e mais uns 300 online.

    Entre nossos leitores há muita gente que faz e administra sites de page rank 7, e pelo menos dois dos raríssimos que tem a chance de colocar a mão num site de page rank 8. E muitos, muitos page rank 5 e 6.

    Há bastante tempo estamos percebendo que os desenvolvedores, de maneira geral early-adopters, adotaram Firefox mais rápido que o resto do mundo. Basta olhar as estatísticas de sites feitos para desenvolvedores web.

    O Manoel acaba de publicar, por exemplo, as estatísticas do Tecnocracia. Tá, eu sei, é um blog novo, que foi recomendado no meu site, então o público dele não deve ser muito diferente do meu. Mas faça a busca por conta própria por esse tipo de estatística. Você pode não encontrar números de 50%, como no Tableless, mas certamente vai encontrar mais que os 20% da Market Share.

    Ser um early-adopter, de maneira geral, é uma característica que não se aplica a uma única tecnologia. Assim, mesmo que você não esteja falando de desenvolvedores web, eu posso apostar que entre os usuários de Firefox há mais blogueiros do que a média da população online.

    Como eu sei que entre os 20% de usuários na pesquisa do Market Share estão os desenvolvedores web? Eu não sei, exatamente. Mas foi um palpite razoável. Um desenvolvedor web também é um consumidor. Também faz compras online, lê notícias, baixa músicas e etc. E, para um cliente, sai mais barato e será certamente mais lucrativo fazer o site funcionar fora do Internet Explorer do que promover uma pesquisa com aqueles 5% que não usam Internet Explorer para descobrir se eles são blogueiros e publishers.

    Outro detalhe curioso é que você disse que eu queria “pichar o Internet Explorer”. De onde você tirou essa idéia? Eu não disse em momento nenhum que o Internet Explorer é um mau navegador, ou tentei explicar os motivos porque as pessoas estão migrando. Eu só disse que elas estão migrando, tentei mostrar porque eu acho que o público que está migrando é importante e barulhento, então você tem que fazer seu site funcionar fora do IE.

  • André Pessoa

    É óbvio que vale muito mais a pena fazer um site que atenda a 100% ou quase dos usuários do que um que aliene os usuários não-IE, mesmo que eles sejam apenas 5%. Mas isso é óbvio não por causa da sua tese esdrúxula de que esses 5% sejam mais importantes ou mais informados ou mais barulhentos que os outros 95%. É óbvio porque o Internet Explorer 6 suporta muito bem os padrões, e fazer um design baseados em padrões e que suporte por tabela esses 5% aumenta menos de 5% o custo do projeto (desde que ele tenha sido iniciado do jeito certo). Faz todo o sentido, do ponto de vista econômico ou de qualquer outro, gastar um pouquinho a mais para ter o público completo.

    Isso é uma coisa tão óbvia que o uso de padrões cresce a passos largos entre os designers. É por isso que essa nota é tão fora de propósito. Para defender uma obviedade, que hoje nem precisa muito de defensores, você se vale de chutes e ataques à lógica. Eu conheço várias pessoas que, pelo seu perfil de renda e escolaridade, seriam recebidas com tapete vermelho em qualquer portal, mas que não sabem nem usar o computador direito. Pela sua lógica torta, elas estariam na manada que “não tem blog, Orkut, MySpace, Flickr” e que “não passa o dia inteiro se comunicando” (sic). Talvez elas não façam isso porque elas têm uma vida no mundo real, e são justamente esses detalhes da sua vida real que interessam aos portais, e não as hipertrofiadas vidas virtuais dos “super-comunicantes”.

    Pra terminar, é curioso que tenha sido um usuário do Internet Explorer o único a fazer “barulho” aqui no seu site, enquanto que alguns supostamente barulhentos ficaram somente dizendo amém ou defendendo coisas estúpidas como a destruição do Internet Explorer. Ou será que o “barulho” só é agradável quando é do lado de lá?

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll Cesar

    IE6 suporta bem os padrões?
    Brincadeira né?

    Não alimente os trolls!

  • Alini

    Eu sou desenvolvedora e uso IE e Firefox ao mesmo tempo.

  • http://www.marcioferandes.com Marcio Fernandes

    André na boa, o fato é que todo desenvolvedor web, sabe que o IE é o navegador que mais causa dor de cabeça, sempre!!!

    Os outros, todos seguem um padrão e quase nunca dão dor de cabeça se você for projetar para todos os navegadores pelo menos os 5 principais (que eu acho que é o minimo que um profissional da internet deve fazer) para tentar fazer com que a navegação do site projetado de a menor dor de cabeça possível para os seus usuários e para que o seu cliente ou você mesmo não perca uma parte do seu público.

    É fato que essa gerra que tem entre os navegadores e o orgulho da microsoft de não tentar desenvolver um navegador que trabalhe da mesma maneira que os outros acaba prejudicando quem? A gente, quem desenvolve, projeta e vive disso, um projeto que nos poderiamos cobrar bem menos e gastar bem menos tempo nós temos que perder as vezes um dia ou mais para resolver esse probleminhas que em 90% dos casos é o IE q traz!!!

    Tem gente que prefere usar hacks e não seguir alguns padrões webstandards adivinha por causa de quem? Por causa do IE rs sempre… eu duvido que vc encontre algum desenvolvedor que fale que ame o IE q ele é perfeito que é o melhor navegador rs hahaha isso é praticamente uma piada entre os desenvolvedores!

    E para concluir ninguem quer destruir o IE ate pq vai ser ele que vai continuar vindo com o windows rs sempre vai ter q ter um navegador pra gente poder entrar na net e fazer o download do Firefox e do Opera por exemplo rs hehehe… o que a gente quer é q a microsoft passe a projetar o IE como os outros navegadores, pq sao 10 navegadores de uma maneira e 1 só diferente? O IE está certo? Pq só pq a microsoft é quem desenvolve o sistema operacional mais usado no mundo e é o navegador principal desse sistema operacional?

    Não estou querendo arrumar confusão nem brigas, mas é fato q quem desenvolve não gosta do IE, provavelmente quem veio defender o IE aqui nao eh desenvolvedor ou entao trabalha pra microsoft rs :P hahahaha

    Abraços!!!

  • http://insidewebdev.blogspot.com/ Guilherme Rambo

    pois eh, falar que o IE6 suporta bem os padrões ja é demais =/

  • Leandro

    Realmente indiscutível que o FF tem ganahdo espaço. Porém as estatísticas do Tableless possuir mais da metade de usuários não IE é OBVIA. O site fala sobre padrões web, logo o público que acessa é um público interessado no assunto, e consequentemente utiliza o FF.

    Minha opinião é que o FF nunca será ameaça para o IE pelo simples motivo que o IE vem com o Windows. Foi desta forma que o MSN desbancou o ICQ.

    O FF é um navegador excelente, porém é muito utilizados por usuários “especialistas”. Permite a instalação de plugins.

    O IE é um browser excelente, porém muito utilizado por pessoas que mal sabem utilizar o word. Ele é simples, não tem a “complicação” dos plugins (se falar essa palavra para um usuário basico eles torcem a cara e ficam com medo).

    Padrões web são excelentes, porém acredito que nunca serão comercialmente viáveis pelos seguintes motivos:

    1 – O IE sempre será soberano pelos motivos descritos acima, desta forma temos que priorizar desenvolver sites compatíveis a ele. Padrões Web não são 100% compatíveis com IE.

    2 – Para desenvolver um site compatível com IE e dentro dos Padrões Web leva-se muito tempo. Dificilmente se consegue um trabalho que temos tempo para desenvolver. A menos que se tenha um equipe grande, se torna muito difícil fazer um trabalho compatível com IE e padrões web. A menos que a interface seja aglo simples (que é normalmente o que se vê nos sites 100% padroes Web)

    Resumindo: o objetivo de um site a atingir o número máximo de pessoas, a maioria das pessoas utilizam IE, e isto não vai mudar pq ele vem integrado ao windows, padrões web não funcionam direito no IE, quando um recurso dentro dos padrões não funcionar no IE, ele deve ser descartado.

  • Leandro

    Isto foi dito de forma um pouco grosseira:

    Andre Pessoa disse:
    ” … Pela sua lógica torta, elas estariam na manada que “não tem blog, Orkut, MySpace, Flickr” e que “não passa o dia inteiro se comunicando” (sic). Talvez elas não façam isso porque elas têm uma vida no mundo real, e são justamente esses detalhes da sua vida real que interessam aos portais, e não as hipertrofiadas vidas virtuais dos “super-comunicantes”. …”

    Mas entendi que ele quis dizer que pessoas que discutem, ou “defendem” o FF são pessoas que tem a Internet no seu cotidiano, acrdito que grande parte porque trabalham com ela.

    Mas concordo com o André, existem muito mais pessoas que utilizam Internet e que não sabem nem configurar um conta de e-mail. Muito menos instalar o FireFox. Plugin para eles é nome de extra-terrestre.

    Por que eles iriam vir falar bem do IE ou mal do FF.

    Eles tem mais o que fazer na vida deles, assim como eu tenho mais o que fazer, discutindo tecnologias e tendências na internet que fazem parte do meu cotidiano e do meu trabalho.

  • bebeto_maya

    Leandro, eu concordo em parte com você e acho que Firefox deveria vir com os Plugins JAVA e Flash…E ter uma versão livre também…

    Mas desenvolver com uma visão de exclusão de minorias, ainda mais quando são mais sábias no sentido tecnológico, é segregação intelectual…E isso eu nem discuto…Se você não gosta de webstandards, tudo bem, pelo menos não jogue lixo na Internet com porcarias em ASP.NET, e não estou falando da liguagem e sim do que fazem com ela, e respeite a diversidade.

    “Mas concordo com o André, existem muito mais pessoas que utilizam Internet e que não sabem nem configurar um conta de e-mail. Muito menos instalar o FireFox. Plugin para eles é nome de extra-terrestre…”

    Sinceramente, instalar Firefox é muito mais fácil!

    “Eles tem mais o que fazer na vida deles…”

    Concordo, mas me parece que você está justificando uma portura comodista, porque eu sou engenheiro, webdesign, médico etc…Não significa que o mundo fora da minha área de atuação morreu…Existe o conceito do consumidor conciente…Essa sua idéia estava muito em voga até a década de 70. Depois começaram a falar de aquecimento Golbal, alimentação etc.

  • http://newtonmota.com/handbook Douglas d’Aquino

    para o nosso amigo ali que discorda, acho que o artigo basicamente nos lembra daquela velha regra

    “80% do lucro vem de 20% dos clientes”

    ;)

    tudo que ele ta dizendo é que existem sim, menos usuários do firefox, mas a grande maioria desses usuários são possuidores, mantenedores ou frequentadores de blogs, foruns e outras ferramentas de publicação (digg, por exemplo).

    isso é uma coisa meio lógica, não precisa dar um palpite muito arriscado e também não precisa de uma pesquisa quantitativa encomendada, feita pelo IBOPE.

    é só uma questão de lógica.. se olhe no espelho e olhe para seus amigos desenvolvedores… vai dizer que a opinião deles (e a sua) não conta mais? isso porque o leigo, o típico usuário de IE, não sabe fazer barulho, não gosta de fazer barulho ou não quer fazer barulho… o IE só tem mais usuários porque ele vem junto com o windows… simplesmente isso

  • Vitor

    Creio que existem pessoas q simplesmente gostam de complicar como o tal de André.

    A matéria do Elcio foi bem clara e ainda assim tem gente que naum entendeu ela.

    Foi dito de forma bem simples que os usuários que usam FF são mais informados(tecnicamente falando) do que os que usam IE. Isso é muito visível na internet toda e naum só no Tableless.

    O comentário que o Elcio fez foi para desenvolvedores que não se preocupam que seu site funcione nos Mozillas. Então, para esse tipo de desenvolvedor realmente é necessário entender que a maiorida dos usuários dos Mozillas são da mesma área que ele. Então qualquer dica, crítica ou sugestão de melhoria, que vier desses usuários, virá de pessoas que sabem do que estão falando. Foi isso que o Elcio disse na matéria, pra quem realmente interpetou o texto dele. Não basta só ler, devemos entender as entrelinhas…

    E o pessoal que não fez o tal “barulho” como disse o André, é pq teve a capacidade de compreender que o Elcio NÃO estava dizendo pra exluir os usuários IE, e sim que ele estava dando mais um motivo para NÃo exluir os usuários não-IE.

    Excelente matéria Elcio, pena alguns não a terem compreendido…

    Abraço a todos…

  • http://www.baboo.com.br Baboorro

    Olha só o que a besta do Baboorro puxa-saco da M$ fala sobre isso

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=27093&zoneid=270&resumo=as_pseudo-estat%EDsticas_dos_navegadores

    Infelizmente ainda há muitos idiotas como ele que usam o IE para navegar e adoram o windows.

    As pseudo-estatísticas dos navegadores
    03/01/2007 22:53

    Toda vez que eu leio artigos mostrando que a participação do IE caiu, eu me divirto. Em poucas horas, centenas de sites e blogs do mundo todo publicam com estardalhaço que a participação dos navegadores diferentes do IE cresceu, destacando as vantagens de todos eles. O mais curioso é que poucos têm o interesse em analisar de onde vêm estas estatísticas e quão realistas elas são.

  • Leandro

    O bebeto_maya leu muito rápido e não entendeu o que eu quis dizer em alguns aspectos.

    Um site deve ser compátivel com o maior número de browsers possíveis. Eu desenvolvo sites e testo no IE e FF.

    Ja encontrei diversos sites 100% padrão web que travam o IE. Isto não pode acontecer. É mais importante um site ser compatível com todos os browsers do que seguir os padrões web.

    Mas isso é uma escolha sua, você escolhe se quer 100% vejam seu site ou apenas 20%. Acho que não isso nao tem discussão não é bebeto_maya?

    O Bebeto também citou que é muito mais facil instalar o FF. Sim, pra mim é fácil, pra ele é fácil, pra muita gente é fácil. Mas a verdade é que pra muito mais pessoas é difícil.

    Quem ja deu suporte a usuário sabe o quanto são “burros”, em termo de informática, as pessoas que não tem ela em seu cotidiano. Meu pai, minha mãe usam internet, mas mal sabem acessar a conta de email.

    Se o FF já viesse integrado no Windows, sem sombra de dúvida ele seria mais utilizado que o IE, pq é muito mais rápido. E neste caso os sites poderiam ser 100% padrões web!!

    Mas a realidade atual é outra. Um outro exemplo interessante é a tecnologia analógica e a digital nos celulares. A analógica é muito melhor (em termos de qualidade de servico), porém a digital é muito mais barata e assim acessível ao usuário.

    Outra questão é o tipo de tecnologia CDMA e GSM. A CDMA também é melhor, é mais rapida que a GSM. Porém a GSM é mais barata. A VIVO quis investir no melhor e perdeu mercado.

    No desenvolvimento de sites é a mesma coisa. Posso me preocupar apenas com o melhor: seguir a risca padrões web, desenvolver apenas para FF, etc. Porém assim atinjo apenas 20% do usuários.

    Entendeu bebeto_maya o que eu quis dizer?

    A questão de liguagem ASP.NET é outra discussão.

    Em relação ao “Ele tem mais o que fazer da vida deles…”, você não me entendeu. O andré citou falou isto de maneira grosseira, como se quem não faz isso era melhor que que discute, ele disse:

    ” … Pela sua lógica torta, elas estariam na manada que “não tem blog, Orkut, MySpace, Flickr” e que “não passa o dia inteiro se comunicando” (sic). Talvez elas não façam isso porque elas têm uma vida no mundo real, e são justamente esses detalhes da sua vida real que interessam aos portais, e não as hipertrofiadas vidas virtuais dos “super-comunicantes”. …”

    Acho que todos podem opinar, porém as pessoas que não tem a internet no seu cotidiano não opinam… porque elas tem mais o que fazer.

    Esta mais o que fazer são coisas do cotidiano delas, que não menos nem mais importantes que as nossas.

    É normal que nós que temos a internet no cotidiano discutamos estes assuntos. Mas não podemos dizer que nossa opinião é mais importante que a deles, afinal existem muitas pessoas que acessam a internet, que são clientes dos nossos clientes que devem ser atendidos.

    Pra mim isso é simples. Faço sites para pessoas, devo atingir o máximo de pessoas, devo agradar essas pessoas, elas vão me dizer como devo agradar elas. Hoje é através do IE com 80%, logo meu site deve ser mais compatível com ele do que com qqr outro.

    Para desenvolvedores:
    NÃO IMPORTA O QUE É MELHOR, IMPORTA O QUE AS PESSOAS MAIS USAM EM PRIMEIRO LUGAR. (IE/80 E FF/10)

    Para usuários sem muito conhecimento:
    NÃO IMPORTA O MELHOR, IMPORTA O MAIS SIMPLES, MAIS FACIL DE USAR, O QUE JA VEM INSTALADO, É SÓ DAR UM CLIQUE. (IE)

    Para usuários avançados:
    O QUE IMPORTA É O MELHOR, O MAIS RAPIDO, COM MAIS RECURSOS. (FF)

  • Vitor

    Creio que existem pessoas q simplesmente gostam de complicar como o tal de André.

    A matéria do Elcio foi bem clara e ainda assim tem gente que naum entendeu ela.

    Foi dito de forma bem simples que os usuários que usam FF são mais informados(tecnicamente falando) do que os que usam IE. Isso é muito visível na internet toda e naum só no Tableless.

    O comentário que o Elcio fez foi para desenvolvedores que não se preocupam que seu site funcione nos Mozillas. Então, para esse tipo de desenvolvedor realmente é necessário entender que a maiorida dos usuários dos Mozillas são da mesma área que ele. Então qualquer dica, crítica ou sugestão de melhoria, que vier desses usuários, virá de pessoas que sabem do que estão falando. Foi isso que o Elcio disse na matéria, pra quem realmente interpetou o texto dele. Não basta só ler, devemos entender as entrelinhas…

    E o pessoal que não fez o tal “barulho” como disse o André, é pq teve a capacidade de compreender que o Elcio NÃO estava dizendo pra exluir os usuários IE, e sim que ele estava dando mais um motivo para NÃo exluir os usuários não-IE.

    Excelente matéria Elcio, pena alguns não a terem compreendido…

    Abraço a todos…

  • André Pessoa

    Para o cidadão que me chamou de troll:

    O Tableless é um site sobre padrões, e não sobre o Firefox (se fosse sobre o Firefox, eu não o freqüentaria). Eu seria troll se viesse aqui falar mal dos padrões ou usar de falácias para tentar desacreditá-los. Eu não fiz isso e jamais faria. Todos os sites que eu faço (amadores) são 100% dentro dos padrões, testados no IE e no Firefox. No dia-a-dia, eu uso o IE e o Opera. Aliás, qualquer um vê que eu não critiquei browser nenhum, e sim a idéia, pra mim absurda, de que um usuário é mais relevante se usa o browser X ou Y.

  • Zephon

    Não sei se vocês observaram, mas o site que divulgou a nota sobre a queda dos 20% do IE tem na verdade objetivos comerciais se aproveitando dessa “polêmica” que os desenvolvedores e a mídia “especializada” (sic) criariam. Só acredito nessas estatísticas quando elas vêm do Nielsen Group.
    Acho irracional criar discussões tão tensas (não falo sobre este post) por estatísticas que não poderiam ser consideradas nem ao menos internacionais…
    Ora, querem saber quem está usando Firefox e Opera aqui no Brasil? Não sei se há serviços como este em outros estados, mas em São Paulo tem o Poupa Tempo, onde há acesso gratuito (depois de um cadastro e termos de responsabilidade, claro) por 20 minutos. É inacreditável mas existem pessoas que nunca mexeram em um computador na vida que estão dando os primeiros “passos” no Linux (não sei qual distribuição, acho que é o Kubuntu) para acessar Globo, Youtube, Orkut e alternativas para o MSN…
    Então, em vez de manter discussões que beiram ao fanatismo sobre mais de 1% de queda ou avanço em algum navegador, tentem medir o que realmente importa: A variedade de usuários e de onde eles vêm.
    Enquanto tivermos que escrever mais linhas de códigos para nossos aplicativos ou sites funcionarem em mais dispositivos, esse será o nosso diferencial no mercado.

  • Zephon

    Apenas uma correção: Não sei onde estava com a cabeça quando escrevi “queda de 20% do IE” XD

  • http://www.pauloraponi.net Paulo Raponi

    O tableless.com.br saiu no http://www.stylecrunch.com/ de hj (dia 04)… Parabéns…

  • Vitor

    Desculpem o comentário duplo, é que deu uma falha na hora de enviar o comentário.

  • http://newtonmota.com/handbook Douglas d’Aquino

    Bom, é uma pena ver que muitos ainda achem que este post e essa discussão seja sobre browsers

    não é

    é sobre comportamento.
    FATO: usuários avançados utilizam mais formas de comunicação
    FATO: usuários avançados se expressam na internet muito mais do que usuários comuns
    FATO: usuários avançados ouvem outros usuários avançados…. usuários leigos ouvem usuários avançados também

    então tudo que ele tá dizendo é que usuários avançados tendem a ser formadores de opinião na internet. usuários avançados também tendem a utilizar outros navegadores.

    Portanto, o cara que forma opinião é o mesmo que usa o firefox. Ele não forma opinião PORQUE usa firefox, mas é uma feliz coincidência, promovida pelo conhecimento avançado das variedades de browsers, softwares e hardware.

    quanto ao Baboo… eu li a matéria… é simplesmente ridícula… ele não pensou nos critérios culturais na hora de falar que a maioria dos gerentes de TI afirma utilizar IE em suas empresas.

    Se a empresa instalar windows em todas as máquinas e deixar o usuários escolher (e estamos falando de trabalhadores de escritório que utilizam internet para acessar o banco ou intranet da empresa e o computador para word/excel e têm pilhas e mais ´pilhas de papelada para resolver) vc acha que eles optariam por trocar ou usar o que já existe ali???

    é algo “meio” lógico que eles só utilizam porque já tem ali, tanto que o próprio baboo afirma que na tal pesquisa, os usuários que utilizam outro navegador o fazem PORQUE utilizam outro sistema operacional. É lógico. Se o linux vier com o Opera, o usuário comum vai utilizar o Opera. Se vier com o FF, vai usar o FF e assim por diante…

    somente os usuários avançados ou entusiastas vão ter a paciência de fazer uma troca e não porque o IE é melhor, sim pela troca em si!

    por isso apenas que o IE continua na frente, porque se não viesse com o windows e o usuário fosse obrigado a escolher, o FF ganharia fácil (talvez o Opera ou o Netscape conseguissem concorrer, já que também são produtos de qualidade, principalmente o Opera)

    mas enfim, como ja disse antes, não acredito que o papo seja sobre navegadores, mas sim como comportamento (como muitos outros também já entenderam por aqui). Basta só o pessoal que não entendeu reler o texto e tirar o cabresto pra enxergar pros lados e ver que nem tudo é o que eles pensam.

  • http://www.ianliu.art.br Ian Liu

    Concordo com o André. A escolha do browser não determina suas características.

    Sempre me pergunto: e dai se o IE perder espaço? Qual o problema nisso? Alias, parece que a Microsoft nem liga pra popularidade do IE. Um leigo/veterano usando IE no Windows é tão bem recebido pela Microsoft do que um leigo/veterano usando FF no WINDOWS :P

    Ambos usam Windows!

    O problema vai além, o problema está no Linux/MacOS!

  • Giovani

    O Baboo está contestando as últimas estatisticas: http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=27093&zon
    :P

  • http://www.ceticismo.org Marcelo Eyer

    Vejo que cada vez mais usuários vem utilizando o navegador K-Meleon também.

    Navegadores como Opera e o próprio K-Meleon também podem ser identificados como FireFox ou Internet Explorer (tem isso como opção no programa), o que indicam que muitos desses usuários identificados como utilizadores do FireFox ou Internet Explorer, podem estar utilizando o Opera ou K-Meleon camuflado.

    E quanto a parceira de FF e Orkut… bom, sou contra qualquer tipo de monopólio, seja da Microssoft ou do FF. O importante é a liberdade para escolher o browser que mais se adapta as suas necessidades.

    Para mim por exemplo, o FF é meio pesado e lento. Na minha máquina roda melhor o K-Meleon mesmo.

  • Eduardo

    O problema é que o K-meleon é uma merda cara!!!
    Já tentei usar esse browser masi é muito ruim. Javascript nele esquece!!!! Tem muitas funcionalidades que não pegam de jeito nenhum no K-meleon… Claro que ele é leve, não recurdo nenhum!!!kkkkk
    Já o Opera sim, está muito bom.
    A parceria do FF com orkut seria algo maravilhoso, pois finalmente os usuários seriam insentivados a trocar seu browser ultrapassado(IE6) por um browser de verdade.
    Sou a favor de monopolios que realmente melhorem a vida do usuário…

  • Pingback: cledison.com Web Blog - Web Standards com mel e limão » Arquivos do Blog » Quanto tempo para o Firefox superar o IE?

  • http://vtmamigo.webs.com vitor vtm

    O que entristece é o fato de toda hora ter uma versão nova do flash, e todos os usuários correm para atualizar, mas ninguém pensa em atualizar o browser.
    Todos falam de acessibilidade,,, por que não continuam desenvolvendo para flash 5.
    Não custa nada instruir os usuários. O problema é que até agora nenhuma empresa grande foi ousada a ponto de excluir o IE6.