Tableless

Busca Menu

O futuro do CSS

Seja o primeiro a comentar por

Muito interessante o artigo que o Andy Budd publicou estes dias. Ele fala sobre o futuro do CSS e de outras tecnologias que o W3C cuida. Ele comenta que em vez de o W3C tentar antecipar o futuro e tentar criar soluções para problemas que talvez teremos daqui alguns anos, ele poderia solucionar problemas atuais que temos ao desenvolver sites. Por exemplo, maiores revisões no CSS.

Claro, concordo com o cara.
Não interessa se daqui 10 anos teremos aplicações mais inteligentes por causa da web semântica e tudo mais. Quero é fazer bordas arredondadas, colocar vários backgrounds em um elemento, usar os seletores complexos… Quero resolver os problemas atuais que tenho para desenvolver sites. Empresas como Mozilla, Apple ou Microsoft precisam de informações precisas e soluções rápidas para melhorar seus respectivos browsers. e muitas outras empresas precisam dessa rapidez para agilizar o desenvolvimento de aplicações melhores, com novas possibilidades.

É como o Andy Budd diz no texto dele:

“If CSS3 is as big and complicated as the development timeline suggests, maybe we need something simpler?”

O CSS3 promete uma série de melhorias impressionantes. Mas o CSS3 não tem previsão de lançamento. Essas promessas só nos dá esperança de um futuro melhor.

Uma pequena revisão no CSS2 traria grandes mudanças para designers e programadores. Precisamos de ferramentas que tragam algo que necessitamos hoje e não ferramentas que precisaremos daqui a 10 anos.
A idéia seria lançar características do CSS que tem menor curso de esforço de desenvolvimento e que são de grande utilidade e também lançar características que já estão em faze final mas ainda não foram aprovadas definitivamente. Desta maneira, fabricantes de browsers melhorariam seus navegadores, enquanto nós, poderíamos desenvolver sites melhores com mais produtividade.

Publicado no dia