<
Menu

Tableless


jquery-future

O futuro do jQuery

hosted-wordpress-main

Child Themes – O que é, como fazer e quando usar

ebook-pdf-browsers-antigos

PDF – Browsers antigos: guerra contra o terror

Como testar um site responsivo

Como testar design responsivo


Imagem post: O IE6 vai morrer no Brasil

O IE6 vai morrer no Brasil

Estamos ficando mais perto do dia em que nossos problemas com o IE vão acabar... ou pelo menos ficar perto disso.

Ontem a Microsoft anunciou que em Janeiro vai ativar a atualização automática para os Internet Explorers dos sistemas Windows XP, Vista e Windows 7! E sabe por onde eles começarão a fazer esse milagre? No Brasil e na Austrália. Este é um passo importante para que a web, do mundo, avance mais rápido.

O mais interessante é a Microsoft está diferente. Ela realmente está colocando o usuário em primeiro lugar. Por exemplo: toda vez que o sistema atualizar a versão do IE, essa atualização não mudará a sua configuração de browser padrão, nem as configurações de buscador, bookmarks, nada. Isso faz parte da nova filosofia que a Microsoft tem adotado nos últimos tempos e que está dando muito certo.

Se consumidores e empresas não quiserem atualizar seus browsers, eles tem a opção de não fazer o update e continuar recebendo suporte para a versão do IE que eles ainda terão. Há também a possibilidade de desinstalar os updates caso seja necessário. Em versões mais avançadas do IE, a Microsoft colocará uma opção de desativar as atualizações automáticas.

Essa decisão é ótima para os consumidores, desenvolvedores e pricipalmente para as empresas. A Web ficará melhor e mais segura. Com esta decisão, nós, desenvolvedores, teremos um campo farto para novas oportunidades de entregar experiências melhores para nossos usuários. Com o IE9 já temos algumas features do HTML5 que funcinam. Nós iremos gastar menos tempo codificando para um browser específico, corrigindo erros e bugs. Isso quer dizer que sua obrigação de convencer e educar seu chefe e cliente fica bem mais fácil.

Você entende o que está acontecendo? Não é um grupo de desenvolvedores que resolveu tentar matar o IE e deixa a web livre… é a própria Microsoft. Você sabe o quanto isso é importante? Sério, pense nisso.
Eu sei que não faz mais que a obrigação dela já que foi ela que começou essa confusão toda, mas vamos lá… há quanto tempo estivemos esperando por uma decisão dessa?

Microsoft, obrigado!

Veja o post na íntegra no blog do IE.

E use este link para pegar a imagem do post em tamanho maior.

Por Diego Eis

Diego Eis criou o Tableless para disseminar os padrões web no Brasil. Como consultor já treinou equipes de empresas como Nokia, Globo.com, Yahoo! e iG. É palestrante e empreendedor.

http://about.me/diegoeis/

Mais posts do autor

Comentários (27)

  • Pedro Bartulihe

    De fato tudo que a Microsoft está começando a fazer me alegra por demais. Renovação no windows 8, windows phone, ie9 e por ai vai… A coisa tá melhorando. Ótima notícia pra fechar o ano.

  • weller miranda

    ah, mas não vão forçar a atualização! então muita gente leiga ainda vai continuar usando “la mierda del ie6″!

  • http://www.udgwebdev.com Caio Ribeiro Pereira

    Finalmente! Mas mesmo assim com ainda muitos usuários utilizando o Windows XP, não mudará completamente o que deveria mudar, pois o IE para WinXP só pode  chegar até a versão 8 que ainda não atende os principais recursos do HTML5 e CSS3. Mas já foi uma atitude bastante motivadora para os programadores client-side que vivia sofrendo com o maldito IE6 

  • Pamela

    Taí uma boa resposta pra quem achava que tinha que fazer de graça o mesmo site otimizado pra IE…rsrs

  • http://twitter.com/renatodeluna Renato de Luna

    Vou acender uma vela kkkkk

  • http://twitter.com/renatodeluna Renato de Luna

    Vou acender uma vela kkkkk

  • Fmaciel3

    lembro de uma lista no twitter.
    ☑ Saddam Hussein☑ Osama Bin Laden☑ Khaddafi☐ Internet Explorer

    E finalmente esse dia chegou.

  • Guillermo

    Acho que não vai ser tão fácil assim. Trabalho para um dos maiores bancos privados do país e já é um sacrifício fazer um sistema que o requisito mínimo é o IE7!!!! Aposto que esse banco não irá simplesmente atualizar todas as máquinas que tem o IE6. Realmente, é deprimente. 

  • Kevin Couto

    Microsoft, segue o meu muito obrigado.

  • http://www.michelsouza.com Michel Souza

    Uhhuuuu! Chegou o dia! Depois de muito me fazer sofrer, obrigado Microsoft

  • http://www.michelsouza.com Michel Souza

    Uhhuuuu! Chegou o dia! Depois de muito me fazer sofrer, obrigado Microsoft

  • Pablo Fernandes (Pabluez)

    eu como usuário linux militante e desenvolver web, naturalmente tendo a odiar quase tudo que a microsoft faz (menos mouses, jogos e…). Cara, a Microsoft anda perdendo muito mercado, mas ela ainda é uma das maiores empresas e marcas do mundo e ainda tem a habilidade de revolucionar o mercado, basta querer. E se a microsoft some, perdemos como profissionais uma grande empresa para se trabalhar ou para usar seus produtos. Perdemos até uma marca para criticar (sempre existirá essa né). Todo mundo anda fazendo seu trabalho muito bem, faltava a microsoft. Nos últimos 2 anos venho notado que a microsoft está realmente acertando sua filosofia e dando passos que até mim estão agradando. Hoje vejo a Microsoft como um player que torço muito para que volte a revolucionar o mercado com força ou com a mesma intensidade que uma Google ou Apple conseguem fazer. Imagina só a quantidade de novidades que teríamos. Agora, espero que a Microsoft, diferentemente da Apple comece a usar padrões abertos para que realmente a internet como um todo possa crescer de forma sustentável. A apple sem Steve Jobs talvez comece a seguir determinados padrões. Não gosta do padrão? Ajude a construir um melhor com a comunidade, e não abuse do seu poder de venda para construir o seu próprio e mandar a evolução sustentável das tecnologias pra #$@#%. Toda a raiva que eu tinha da microsoft na verdade, de certa forma foi pra Apple! :D

  • Frankgilbers

    Uma ótima noticia para encerrar o ano! show de bola ;)

  • Trambulhao

    Boa notícia era o encerramento do IE! :) A Microsoft deveria dar um fim a esse navegador.

    Não me parece que estejam preocupados com os usuários, mas sim evitar que o Chrome seja líder, e o Firefox o segundo.

    Bom, mesmo assim não deixa de ser uma boa notícia.

  • Tam

    muito bom :)

  • Lol

    boa noticia seria se o departamento de desenvolvimento do IE explodisse com toda a equipe dentro junto. Ie: a pior invenção do universo

  • http://www.facebook.com/msales Marcelo Sales

    De qual Apple está falando? A que defendeu fortemente o HTML 5 em detrimento do Flash? A que usou a engine Webkit para desenvolver seu browser? Qual é o padrão fechado “relacionado a web” que a Apple utilizou e que te deixou com raiva dela? Sinceramente não entendi seu ponto de vista…

  • http://www.facebook.com/msales Marcelo Sales

    De qual Apple está falando? A que defendeu fortemente o HTML 5 em detrimento do Flash? A que usou a engine Webkit para desenvolver seu browser? Qual é o padrão fechado “relacionado a web” que a Apple utilizou e que te deixou com raiva dela? Sinceramente não entendi seu ponto de vista…

  • Pablo Fernandes (Pabluez)

    não disse relacionado a WEB. Disse padrão fechado, sem referências específicas. Quero dizer, que o comportamento desde muitos anos similar ao da microsoft de gerar seus próprios protocolos ou tender a querer dominar o mercado sem dar nada a comunidade. Ex: há algum tempo atrás, tentou usar até o protocolo roteável appletalk em detrimento do IP (fracassou, mas imagine aí se hoje a gente tivesse usando metade da internet IP e metade Apple Talk). Digo também ao pegar o código de FreeBSD, Linux e vários outros BSDs e fechar o seu próprio sistema operacional sem devolver a comunidade como faz o Google por exemplo. Cria a sua própria loja de apps e administra como um imperialista de critérios obscuros para dizer quem tem app aprovado ou não (gerou um enorme problema no passado para quem usava o phonegap framework opensource e continua gerando problemas similares para muitos desenvolvedores)… são vários os exemplos, que acredito que não preciso nem mencionar. O fato de usar webkit, foi a mesma inteligência que teve de esquecer o seu próprio OS e usar um mais avançado, somente agregando mais usabilidade e embelezando. quem não usa o webkit é no mínimo ignorante, ótimo pra Apple. E sobre o Flash, realmente gostei da militância deles. Porém, há quem diga que a militância toda, foi somente o fato de que a Adobe (outra que vive de padrões fechados enquanto tenta dominar o mercado, completamente danoso para o avanço da tecnologia do mundo) não ter respondido com versões do flash player para a plataforma do iOS tão rápido quanto eles queriam. Bom… esse comportamento que atualmente só vejo no Google o contrário, que usa coisas da comunidade e dá para a comunidade, que outros adotam e todos fazem crescer! Isso não vejo na Apple e vejo hoje em dia comportamento nesse sentido pior que o da microsoft.

  • Guilherme

    O Safari pra Windows é uma bela porcaria também e eu ficaria feliz se fosse pro saco junto com o IE.

  • Matheus Bruno

    Porém o windows xp continuará sem o IE 9, ou seja, sem HTML5.

  • http://www.dancehitz.com.br/ Arthur Amaral

    Ótima notícia pra fechar 2011!

  • Natanaelgarcia

    Com as atualizações automaticas eles irão direto pro IE 9 ? (com exceção do XP)

  • Erik Henrique

    Futuro terrorista Geek identificado

  • Zé Orlando

    A diferença é que o Safari para Windows é uma porcaria que poucos usam… Já o IE é uma porcaria que muitos usam.

  • Honaldo

    Microsoft, YUNO acaba com esse lixo?

  • http://www.montarsite.com.br/ Felipe

    Alguém sabe quanto % utilizam ie6?