Tableless

Busca Menu

O que falamos em 2013?

Seja o primeiro a comentar por

Web Design Responsivo ou Adaptativo

Falou-se muito sobre a adaptação de websites em diferentes devices.
O acesso mobile ainda é o mais comentado, mas as vertentes também já estão de olho nos diferentes tamanhos de telas existentes de forma geral.
Aqui no Tableless, em 2013, artigos bem legais e bem voltados ao desenvolvimento de ambos os conceitos foram publicados:

http://tableless.com.br/?s=web+design+responsivo

 

Acessibilidade e SEO

Ainda que não sejam considerados como itens obrigatório em todos os projetos web publicados por aí, a preocupação com websites acessíveis e estruturados para robôs de pesquisa, está finalmente ganhando espaço e 2013 foi mais um ano importante para isso. Os assuntos foram retomados em alguns eventos e reforçado pelas atualizações da documentação da W3C. No Tableless, em 2013, Acessibilidade e SEO também não ficaram de fora.
Vale a pena ler alguns artigos e levantar esta bandeira essas bandeiras:

http://tableless.com.br/categoria/semantica/acessibilidade-2/
http://tableless.com.br/categoria/semantica/seo/

 

Pré-processadores e Frameworks

2013 foi o ano dos pré-processadores e dos frameworks. Quem não conhecia, conheceu e quem já conhecia se aperfeiçoou. São grandes apostas para a comunidade de desenvolvedores principalmente no que diz respeito à integração entre diferentes àreas de um projeto web (UX, Design, Front e Back), com diferentes objetivos.

Aqui publicamos tutoriais e dissemos muito quando e como usar.
Dá uma conferida:
http://tableless.com.br/?s=pr%C3%A9-processadores
http://tableless.com.br/?s=framework

 

Performance

Seu site tem rápido carregamento? suas imagens são otimizadas? Qual é o comportamento nas versões responsivas?
É, a cada ano esta é uma preocupação que cresce exponencialmente. Vale a pena conferir o que dissemos aqui no Tableless:

http://tableless.com.br/?s=performance

 

CSS(3)

Em 2013, falamos de muitas “ninjisses” que vêm sendo propostas em CSS. Uma mais legal que a outra.
E também falamos de funcionalidades valiosíssimas para o dia-a-dia de quem cria linhas e linhas de código em folhas de estilo. Confere aqui as várias “cerejas do bolo”:

http://tableless.com.br/categoria/code/css/css3/

E no HTML(5)

Novos parâmetros, novas tags, descontinuidade do novo e (denovo) “ninjisses” em HTML5. 2013 foi marcado pelo novo sendo transformado a cada status das publicações da W3C.
Alguns assuntos estão sendo retomados, outros esquecidos e outros aperfeiçoados. Se você ainda não sabe para qual caminho correr, vale ler/estudar e descobrir, para não ser engolido pelo o que há de novo:

http://tableless.com.br/?s=html5

 

E 2014?

Difícil dizer o que vai acontecer em 2014 e quais serão os assuntos mais abordados porque ainda existe muita coisa para ser definida e implementada, mas se fosse possível palpitar sobre algo, a palavra “produção” parece a mais indicada. Em outras palavras, cada vez mais neste ano, ferramentas para melhorar a produção(desenvolvimento) considerando todas as opções citadas acima, devem surgir.

Que venham as novidades e ainda mais especializações no que já conhecemos.

 

Até a próxima 😉

 

Publicado no dia