Tableless

Busca Menu

O status da conectividade mundial

Seja o primeiro a comentar por

Geralmente existem 3 motivos pelos quais grande parte da população mundial não está online ainda, são elas:

  1. Infraestrutura: Pessoas não acessam a internet por que eles não vivem em lugares com infraestrutura física, não permitindo a conexão.
  2. Preço: Algumas pessoas não conseguem arcar com os custos de acesso.
  3. Relevância: Pessoas não se conectam por que eles estão alheios à internet, não leem ou não entendem o conteúdo disponível.

Pelo menos é isso que o report anual que a o pessoal da Internet.org informa logo nas primeiras páginas. Se você quiser um dado mais palpável: somente 1 em cada 3 pessoas conseguem acessar a internet. Isso é bem pouco. Se você parar para perceber, a febre dos smartphones é bastante recente. Aqui os aparelhos e os serviços de acesso à internet são bem caros. Tudo isso dificulta para uma adesão maior do grande público.

report-internetorg-conexoes-velocidade-mobile

O gráfico acima é bem interessante. Veja qual a qualidade da conexão da grande maioria do público brasileiro que acessa a internet. Só 2% dos usuários tem 4G. E ainda tem dev (e gerente) que diz que acessibilidade e performance são assuntos para serem abordados no final do projeto. Pelo contrário. Ambos precisam ser tratados como uma feature do projeto. Há também um outro gráfico que mostra o tráfego mobile nas velocidades 2G, 3G e 4G. Aqui no Brasil, a galera que usa 2G tem um tráfego um pouco maior que a galera 3G/4G.

internetorg-mobile-trafego-dados

Se você quiser se aprofundar mais nos dados, o que eu aconselho muito, baixe o PDF aqui.

Publicado no dia