Tableless - Desenvolvimento inteligente com Padrões Web

19/11/2004

Para os designers…

Muitos designers acham que fazer sites seguindos os Web Standards vai limitar a as possibilidades de se fazer layout, resultando num site todo quadrado, com cara de portal do século passado. A coisa não é bem assim, e digo que …

Por


Muitos designers acham que fazer sites seguindos os Web Standards vai limitar a as possibilidades de se fazer layout, resultando num site todo quadrado, com cara de portal do século passado. A coisa não é bem assim, e digo que é totalmente o contrário… Os Web Standards dão mais liberdade e idéias novas para o layout. Por isso, segue abaixo uma lista de links que não fazem outra coisa além de listar belos sites que seguem os Web Standards.

Eu uso muito estes sites para fazer pesquisa de layout, quando preciso de fazer algum layout novo, eles são uma ótima inspiração.

Por Diego Eis

Diego Eis criou o Tableless para disseminar os padrões web no Brasil. Como consultor já treinou equipes de empresas como Nokia, Globo.com, Yahoo! e iG. É palestrante e empreendedor.

http://twitter.com/diegoeis/

Veja os outros posts de

  • http://www.nv30.com/ GaBuBu

    Thanks for that link

  • http://psychopena.blogger.com.br Luís Felipe

    Limitar possibilidades? De jeito nenhum mesmo! Fiz o meu layout (por enquanto em um blog comum) seguindo os Web Standards. E o resultado ficou agradável no meu ponto de vista.

  • Mukilla

    oq é um web standart???

  • Milano

    Pois é. Pode parecer que limita no começo, mas se o designer souber legal de css o que acontece é o contrário.. tudo se expande e os limites vão se alargando a cada passo.

    Quanto a se inspirar em sites, gostaria de acrescentar que tb eh legal se inspirar em outras coisas tb, pra que nossos layouts não acabem ficando todos auto referentes com o passar do tempo.
    []s

  • Gilson Hoffmeister

    Muito bom os favoritos!
    Não entendo como o pessoal consegue ficar sem Web Standards. É tão simples e ao mesmo tempo tão rico!
    Aos designers: basta visitar meia dúzia de sites pra ver que com Web Standards é possível ir além do que vocês imaginam. Não se prendam em tabelas e layouts com imagens recortadas!

  • http://www.winajuda.com Rodrigo P. Ghedin

    É foda hein =/ Estou apanhando muito pra conseguir fazer coisas decentes em tableless… Tirando o WinAjuda, não consegui fazer mais nada em tableless =( Tudo bem, não sou nenhum expert como webdesigner, pra falar a verdade, sou péssimo, mas vamos lá, batendo a cabeça e aprendendo, essa é a ordem! =)

  • http://www.wesleyhenrique.net Wesley Henrique

    Hehehehe! Excelente sites!

    Gostei de um que encontrei nessas galerias:

    http://www.papelcontinuo.net/

    Nome bem sugestivo!

  • http://tableless.com.br/eyesmiles Diego Eis

    é… todos que tomam a pílula vermelha para os web standards, ficam como o neo! Assustam no começo mas depois se dão conta da verdade, que tudo o que faziam, não passava de perda de tempo, se acostumam com o jeito novo, e percebem que é melhor.

  • http://www.fuananet.com/leonardo Leonardo Faria Coelho

    Muito bons os links. Eu já conhecia os dois primeiros.

    O interessante desses sites é que, eles nos oferecem inspiração para nossos projetos.

  • http://www.studiodigitall.com Bruno Dulcetti

    Em breve 2 sites totalmente em tabless/css:
    http://www.antiquariodaprincesa.com.br
    http://www.abraferma.com.br

    Gostaria de ouvir opiniões, eles estão em finalização. Em breve estarão no ar.

  • http://www.winajuda.com Rodrigo P. Ghedin

    Bruno Dulcetti, não teste seu site só no IE… No Firefox os dois estão totalmente desconfigurados =/

    []‘s

  • William

    Realmente o site do cara ai em cima está deformado no firefox, o que é uma pena =/

    to fazendu o site de onde trabalho em tableless tbm… tomará q saia perfect…. jah testei em Opera, firefox, Ie, Safari (MAC) todos ficaram iguais

    agora no IE:MAc…. meu deus…. browser mais escroto impossivel

  • Newton Wagner

    Esse lance de limitar eu acho q é um pouco de mito. heheheh.
    Acho q comecei a estudar CSS e construção de layouts tableless (a semantica eu já lembrava dos primordios da programação em html, qdo eu ainda usava os h1, ul e etc.. heheheh) a uns 2 meses, e acho q nada referente ao design mudou.
    Hoje eu sempre inicio um documento já colocando o doctype e adicionando uma folha de estilo externa. :) . Depois que acostuma já era.

    Uma coisa q eu quero ver é qual dos softwares de imagem (photoshop/fireworks) vai lançar primeiro o recorte automatico (eles já geram o html) sem as tabelas! Apesar de gostar mais do ps, acho q a macromedia anda na frente no q se refere a web.
    Continuo desenhando os layouts no photoshop, da mesma forma como desenhava qdo fazia os sites com tabelas. Depois de pronto, eu começo a estudar as soluções q o tableless me oferece pra fazer o código da melhor maneira possível, mas sempre sendo fiel ao layout.

  • Giovani Moura

    Não me levem a mal, mas todos os sites da lista me pareceram demais com blog´s…Acho que a limitação parte de quem trabalha com Css e Xhtml, pois vi poucos sites neste modelo que não se fossem parecidos entre si!

  • Milano

    Giovani,
    Vc tem uma certa razão. Realmente, embora os sites sejam esteticamente bem resolvidos, não se pode falar que trazem um layout inovador e diferente de tudo que já se viu. Neste caso acho que podemos notar dois (dos muitos) modos de se analisar um design:

    1-Inovação
    É quando o projeto rompe com alguns paradigmas já estabelecidos. Por exemplo, o eye4u quando foi lançado era um projeto realmente inovador se comparado com a maioria dos sites.
    2-Estética
    Um termo um tanto quanto vago e subjetivo, onde cada pessoa tem seu modo de analisar. No caso destes sites poderíamos dizer que são agradáveis de se navegar, com uma palheta de cores bem escolhida, disposição dos elementos de uma forma harmoniosa e que facilite a navegação.

    Se formos buscar o primeiro item nestes sites provavelmente chegaremos a uma conlusão próxima da sua, concordo. Por outro lado não é o fato de ser em "tableless" que contribui para ser assim. Se analisarmos outros sites feitos em tabelas, muitas vezes encontraremos layouts similares a "blogs" como vc disse.
    Acho que inovar, quebrar paradigmas e romper barreiras é, e sempre será difícil. Mais difícil ainda quando se está trabalhando em um terreno que não foi totalmente dominado como no caso do tableless para alguns.

  • matheus

    neste site da para fazer um blog?

  • http://www.studiodigitall.com Bruno Dulcetti

    o problema do site jah foi resolvido.. o da abraferma http://www.abraferma.com.br, agora o outro não pois o contrato que o rapaz fez foi soh pra IE, achei meio absurdo, mas como fiz de freela, naum vou me meter neh… ;] avaliem ae… falow…

  • anonimo

    po,que horror… >:( eu quero um blog e vcs naum ajudaram em merda nenhuma>>>>>que sacuuuuuuuuuu>>>>odiei>>falow<<<<<<<<<
    seus bandu de nerd

  • Fábio costa

    Gostaria de fazer o curso de WebStandards aqui em Brasília. Alguém conhece um bom?

  • http://sasd ags

    gag