Tableless

Busca Menu

Por que Desenvolvedores/Programadores usam Twitter?

Seja o primeiro a comentar por

Nos últimos 4 meses a comunidade Java Bahia me fez andar por varias universidades/faculdades e em todas elas perguntamos (não andei sozinho por aí) durante as palestras quem tinha costume de usar o Twitter. Infelizmente não tive o insight de fazer uma estatística disso, mas deu para notar que poucos desenvolvedores/programadores possuem o costume de frequentar a rede social.

Muito provavelmente essa galera passou pela mesma experiência que eu tive nas minhas duas primeiras tentativas. Acredito que você assim como eu, criou uma conta no Twitter seguindo o tutorial padrão que lá no finalzinho te faz aquela pergunta marota pedindo autorização para que ele possa selecionar pessoas que você vai acabar seguindo com base na sua lista de e-mail.

Se você tá começando na área ou tem pouco contato com desenvolvedores por meio da internet, será mesmo que você conhece pessoas interessantes na área que vão lhe trazer novidades no lugar daquelas piadinhas que conseguimos visualizar internet a fora?

Essa é uma pergunta que você tem que si responder. Mas pela experiência e conversas que tive acredito que não, aí chegamos na segunda resposta mais falada nesses 4 meses — “Já tentei usar o Twitter, não consegui ver coisa útil nele e larguei de mão”.

Infelizmente muita gente está por fora dos benefícios que conseguimos em nossas carreiras por simplesmente usar um pouco do Twitter no nosso dia a dia. E com esse post espero conseguir te guiar a dar os primeiros passos.

Por que Desenvolvedores/Programadores usam Twitter?

Essa é uma pergunta que na minha visão tem uma resposta muito simples. Usamos o Twitter para nos conectar com gente que até nunca vimos na vida e que possuem conhecimento de alguma tecnologia que gostamos, assim passamos a trocar feedbacks de projetos e ficamos por dentro do que está valendo a pena olhar no momento. Só de seguir as pessoas que possuem influência na sua área de estudo isso já lhe faz poupar um tempo absurdo pulando assuntos irrelevantes.

Mas a parte mais legal do Twitter é que você consegue se sentir dentro de um grupo quando aquele brodinho que parece inalcançável te responde uma dúvida, que muitas vezes na sua cabeça é tão boba, daí você não quer perguntar e fica impedido de ir adiante porque você não fez a maldita pergunta. Mas de uma maneira você vai lá e faz a pergunta, passa um tempo a pessoa te responde de um jeito que você consegue entender e se não entender, não precisa ficar acanhado basta perguntar de novo!

Muitas vezes lanço perguntas sem uma direção específica somente com algumas #hashtags e quando menos espero BOOM! alguém me responde. Imediatamente começo a trocar algumas ideias e questionamentos com essa pessoa, pronto criei mais um network com alguém que sei lá… está no Japão.

Tenho usado o Twitter desde 2013 e agora mais do que nunca estou buscando criar conexões com as pessoas para saber como elas “codam”, que tipo de projetos elas curtem e com o que elas andam mexendo. Para que assim eu possa ter ideias e vislumbrar novidades para me atualizar.

Mas e aí… Quem eu posso começar seguindo?

Tenho muitas indicações para dar e infelizmente não tenho como falar um pouco sobre cada um, tenham um pouco de curiosidade e visitem os perfis dessas pessoas e analisam o que elas publicam. Lembrando que a ordem aqui não significa nada, eu só tinha que começar de alguma maneira

Povão do Front-end:

Povão do Android:

Povão do Java:

Então até pra escrever esse post fui solicitando ajuda no Twitter e aí nasceu essa lista bem recheada para vocês. E como dica final tentem criar lista no Twitter para organizar melhor os assuntos (vou montar um outro texto explicando como tirar proveito disso) e também uma ferramenta muito bacana chamada Tweetdeck que tem me ajudado bastante.

Publicado no dia