Tableless

Busca Menu

Por que inscrever seu site no prêmio de acessibilidade?

Seja o primeiro a comentar por

Tenho conversado com algumas pessoas que trabalham com desenvolvimento e tem belos sites que poderiam participar do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web. Quando recomendo que inscrevam seu trabalho, ouço os mais diversos argumentos:

  • Não tenho chance de ganhar
  • Não tenho material para inscrever
  • Meu site não é 100% acessível
  • Não conheço todos os requisitos de acessibilidade

Baseado nessas respostas, gostaria de elencar alguns bons motivos para que as pessoas sim, inscrevam seu site no prêmio:

Você tem chances sim de ganhar

O site inscrito passa por uma avaliação inicial e os inscritos recebem orientações para corrigir o código em tempo de uma nova avaliação. Muitas vezes os comentários apontam para simples correções. Com o site corrigido, as chances de ficar entre os finalistas aumenta consideravelmente.

Basta descrever as boas práticas usadas para inscrever um projeto

Para inscrever um projeto web basta preencher um formulário com a URL do projeto e uma descrição das boas práticas utilizadas no desenvolvimento do site. Estruturação de cabeçalhos, textos alternativos, uso de ARIA e por ai vai. Você vai perceber que boa parte dessas boas práticas já são feitas de forma automática durante o desenvolvimento do projeto. Você não está “incluindo acessibilidade”. Ela já faz parte do processo de desenvolvimento.

O prêmio não é um selo de site 100% acessível

O objetivo do prêmio é reconhecer iniciativas que vão tornar a Web mais acessível. A premiação não é um selo e sim um reconhecimento pelo trabalho em tornar a Web mais acessível. Seu site pode não ser 100% acessível, mas ele pode ser melhor que boa parte dos sites. E pode ficar melhor ainda.

O site será avaliado por especialistas

Talvez a parte mais valiosa do prêmio na minha opinião. O site vai passar por uma bateria de avaliações feitas por mais de 20 especialistas em acessibilidade, usabilidade e padrões Web. Independente de classificar o site entre os finalistas, o relatório com os comentários da comissão que avalia o site é um ótimo material para promover mudanças que melhorem a acessibilidade do site. Esse documento é entregue somente para o responsável do site. Ninguém mais vai ter acesso a esse relatório.

Existe muito material sobre acessibilidade na Web

Além da documentação do W3C, como as WCAG 2.0 (em português) e WAI-ARIA 1.0, existe muito conteúdo espalhado pela rede. Aqui no Tableless tem muito material sobre acessibilidade, além de artigos, palestras, tutoriais e vídeos espalhados pela rede.

A premiação

O prêmio é encerrado com uma bela premiação. Além de participar da cerimônia de premiação, divulgação e publicação das melhores práticas de acessibilidade, ganhar um prêmio de R$ 5.000,00 e um troféu de melhor projeto Web do ano não é nada mal.

O prêmio tem uma função muito nobre: Aumentar a preocupação com a acessibilidade na Web nas mais diversas áreas. Nós, como desenvolvedores, temos um papel fundamental na mudança desse cenário de uma web cheia de barreiras para uma que seja inclusiva.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o mês de maio. Maiores informações, como categorias, premiação e regulamento podem ser acessadas na página do prêmio em http://premio.ceweb.br/.

Publicado no dia