Tableless

Busca Menu

Porque o Codeigniter ainda é uma boa opção

Seja o primeiro a comentar por

O que é Codeigniter?

O Codeigniter é um framework para desenvolvimento web baseado na arquitetura MVC. Se você não sabe o que significa MVC ou não entende bem o seu funcionamento poderá encontrar maiores informações neste post do Tableless.

Este framework apresenta uma estrutura que lhe permite de forma rápida fazer uso de bibliotecas para ganhar tempo e aproveitar a reutilização de código. Entenda este framework como um kit de ferramentas que tornarão seu ambiente de desenvolvimento ainda mais rápido.

Porque o Codeigniter ainda é uma boa opção?

  • Possui uma excelente documentação: considere documentação imprescindível para qualquer ferramenta de desenvolvimento que você usar. Sem documentação suficiente você sofre muito para fazer coisas que deveriam ser simples;
  • Permite de forma não tão complexa ter um engine segura;
  • Não precisa instalar \o/;
  • Você não terá problemas para estender classes se precisar (e acredite, você vai precisar 😀 );
  • Não precisa se preocupar tanto com pré-requisitos em servidores;
  • É muito leve em relação a outros frameworks;
  • Não será descontinuado tão cedo. O medo já passou;
  • Mantém-se atualizado;
  • Está entre os frameworks PHP favoritos para 2015 (veja aqui);

Se você nunca usou o Codeigniter, veja dicas e técnicas de utilização hackeando a documentação aqui.

Faça seu Hello World com o Codeigniter

Acesse a página inicial do Codeigniter para fazer download da versão atual do framework. A versão utilizada para a realização deste post é a 3.0.

Para que você possa fazer uso do framework será necessário a utilização de um servidor local. Você pode usar, por exemplo, ferramentas como o Xampp, que possui Apache, PHP e MySql disponíveis.

Após isto, descompacte o conteúdo do arquivo que você baixou no site do Codeigniter e mova o seu conteúdo para a pasta do servidor, no caso do Xampp (usando o Windows) ficaria em C:\xampp\htdocs.

Colocando a pasta do Codeigniter neste local será possível visualizar uma estrutura como a que segue:

estrutura do codeigniter

Dentro da pasta application, ficarão todos os arquivos importantes para o desenvolvimento da sua aplicação.  Na pasta system ficam o que podemos chamar de “kernel” do framework, mas isso é assunto para outro momento. 😀

Dentro da pasta application você encontrará duas pastas importantes para o nosso “Hello World“, sendo elas: a pasta controller e a pasta views. Novamente, se você tem dúvidas sobre a nomenclatura destas pastas e como funciona a arquitetura MVC, este post pode te auxiliar.

Com o Apache inicializado, acesse o endereço: http://localhost/CodeIgniter-3.0.0/. Será possível ver seu Codeigniter funcionando conforme a imagem a seguir:

Tela - Seja bem vindo ao Codeigniter

Ao acessar a pasta controller será possível visualizar o controlador responsável pela exibição desta tela. Dentro do arquivo também será possível verificar qual a view chamada para exibir os dados na tela.

Acesse a view existente (na pasta views) e você poderá alterar o conteúdo HTML a ser exibido, como no exemplo abaixo:

Conteúdo HTML Hello World com Codeigniter

Ao acessar os arquivos conforme explicado neste post você verá como é fácil a realização deste exemplo. Até breve \o/

Publicado no dia