Tableless

Busca Menu

Principais pontos da Acessibilidade na Web

Seja o primeiro a comentar por

Quando ouvimos falar de sites acessíveis, logo imaginamos sites que podem ser acessados por pessoas com necessidades especiais. Isso é um grande erro que não podemos cometer. Ao termos essa atitude, negligenciamos uma série de outros fatores que são extremamente importante para a boa acessibilidade do site.

Abaixo, vamos tentar resumir os principais pontos que a Acessibilidade na Web alcança.

Diversos Dispositivos

Hoje o meio mais comum de navegar pela Web é usando um Desktop, ou seja, um Computador pessoal. Mas de uns tempos para cá, essa realidade vem mudando.

Os dispositivos móveis estão sendo muito difundidos e com isso ganham mercado entre os usuários. Hoje, em shoppings, aeroportos e outros lugares com alguma conexão sem fio, já podemos ver pessoas acessando a internet com variados Handhelds.

Há também o surgimento das WebTV´s e outros aparelhos semelhantes que permitem o usuário acessar a internet, usando um aparelho de televisão como dispositivo de saída.
Não é só a TV que ganhou a conexão com internet, microondas e geladeiras também foram privilegiadas. Com o tempo, isso se tornará cada vez mais comum.

A tendência é que cada vez mais surjam novos dispositivos acessando a web.

Diversas Plataformas

Quando você ouve sobre diferentes plataformas, alguns nomes lhe vem na cabeça, como Windows, Linux ou MacOS. Esquecemos de que os HandHelds, Tables ou outros dispositivos, usam seus próprios Sistemas Operacionais. O Palm por exemplo usa o PalmOS, o PocketPC usa Windows Mobile e a Internet Tablet Nokia 770, usa um sistema baseado em Gnome e Linux.

O que quero dizer, é que muitos desenvolvedores, ao fazer algum sistema para internet, usam algum tipo de sistema proprietário, favorecendo apenas uma plataforma. O pior, é que nenhuma versão alternativa é disponibilisada, restringindo muitos usuários.

Diferentes Browsers

Atualmente, os fabricantes de browsers, estão tendo um certo cuidado com a abordagem de padrões do W3C e plugins de terceiros.
Mas, infelizmente, muitos desenvolvedores ainda fazem a implementação dos sites se guiando pela metodologia antiga.

A Abordagem dos padrões é extremamente importante para que haja um nível de compatibilidade aceitável, não só entre navegadores de uma mesma plataforma, mas principalmente, entre navegadores de outros dispositivos. Usando metodologia antiga, site fatalmente necessita de uma versão para handhelds. Já um site que foi construído baseando-se nos Web Standards, fica melhor acessível mesmo não havendo uma versão especifica para esses dispositivos.

Todas as Pessoas

Atualmente, o acesso à internet por pessoas com algum tipo de deficiência física cresceu absurdamente. Os leitores e sintetizadores de tela também melhoram muitos seus sistemas. O que ainda continua parado, é a maioria dos sites que não atentam para pequenos detalhes que melhorariam muito a navagabilidade desses usuários.

Existem robôs que avaliam o nível de acessibililidade tem seu site. Eles te dão sugestões e te mostram alguns aspectos que devem ser levados em consideração.

A Acessibilidade na web é um assunto muito amplo, e que deve ser estudado com certo interesse pelos desenvolvedores.

Leia Mais:

Publicado no dia