Processo front-end na Locaweb

É muito interessante entender como funcionam os processos em grandes empresas e comparar com processo que você executa na sua própria empresa. Depois que li o post que o Jaydson fez falando um pouco sobre o processo de desenvolvimento no Terra, fiquei de escrever um artigo parecido mostrando mais ou menos como nós aqui da

É muito interessante entender como funcionam os processos em grandes empresas e comparar com processo que você executa na sua própria empresa. Depois que li o post que o Jaydson fez falando um pouco sobre o processo de desenvolvimento no Terra, fiquei de escrever um artigo parecido mostrando mais ou menos como nós aqui da Locaweb fazemos nosso front-end. Sugiro que leia o post do Jaydson e mate a sua curiosidade sobre o processo que eles tem lá.

Testes

Eu vou repetir o que o Jaydson e o Rafael Rinaldi já falaram tantas vezes em eventos e artigos: Fazer testes front-end é difícil. Ferramentas front-end ainda estão caminhando e nos últimos anos tivemos uma explosão de novidades que nos ajudou muito a avançar na profissionalização da área. Mas testes ainda é um dos pontos fracos. Conseguimos testar muito bem JavaScript usando Jasmine, QUnit e tantos outros, mas testes CSS ainda é um problema grande.

Essa semana adotamos na equipe a utilização do Wraith, um teste de comparação de telas feito pelos desenvolvedores da BBC. Essa é só uma forma de conseguir testar a consistência das telas do seu produto. O Hardy, por exemplo, que usa o Cucumber para comparar seu código.

Se você se interessar por testes CSS e quiser se aventurar nesse mundo, sugiro que visite o site CSSTe.st. Eles compilaram informações de várias iniciativas e sistemas que fazem o trabalho de testar CSS mais fácil. Dá uma vasculhada lá, você vai achar coisas bem interessantes.

Pull Request

Fazemos branch feature. Isso quer dizer que ninguém faz fork do projeto. As modificações são feitas em branchs separadas e submetidas via Pull Request (ou Merge Request, dependendo do sistema que você usar).

O Pull Request precisa ter o OK de duas pessoas do time antes de ser aprovado. Antes de baixar o branch, a gente avalia algumas coisas antes:

  1. As issues e o Pull Request estão bem descritivos mostrando qual o problema e o qual a solução adotada, com instruções exatas do que deve ser testado e avaliado?
  2. O CI passou? Tá okay?
  3. Se for JavaScript, os testes foram feitos? Se já existiam, precisou de modificação?
  4. Documentação está okay? Todas as atualizações foram feitas?

O pior momento é descrever bem o Pull Request e as Issues. Temos que ter em mente que isso faz parte do Changelog e é muito útil para consultas posteriores.

O pessoal da PlataformaTec tem uma cultura muito rica nesse assunto (e outros também). Dá uma olhada no processo deles, que interessante!

Framework

Desenvolvemos um framework interno chamado Locaweb Style. Na verdade, hoje existem 3 tipos de frameworks de interface aqui na firma. Cada um serve para serviços com designs e propósitos totalmente diferentes: um para a área de Checkout (compra), outro para área de Central do Cliente e o principal que é para a interface dos produtos.

Esso deve ser padrão em muitas empresas e várias pessoas vão perguntar por que não usamos o Bootstrap. Nosso framework principal, que é o que faz a interface dos produtos que tem contato direto com o usuário se chama Locaweb Style e você pode ver o projeto (que é totalmente open source) no nosso GitHub. A documentação está bem completa e pode ser vista aqui. A ideia é que todos os produtos que tenham interface com o usuário use esse framework. Esse ponto é importante porque resolve uma série de problemas como:

  • Processo – As três equipes trabalham melhor quando as responsabilidades são bem dividas.
  • Experiência padronizada – Padronizando a interface e as interações, o usuário tem uma experiência melhor entre os produtos.
  • Tirar a responsabilidade do client-side dos back-ends – Cá entre nós: back-end não tem que se preocupar se o layout está bonito, se tem botão desalinhado, se aquilo vai ser bem visto no celular, se o CSS está bem escrito etc etc etc…
  • Excesso de projetos – São diversos projetos ao mesmo tempo, com equipes enxutas, trabalhando paralelamente. Não perde-se mais tempo de desenvolvimento criando telas parecidas do zero.
  • UX com mais liberdade – O time de UX precisa de atenção, carinho e de alguém que sente com eles para se preocupar com coisas que façam o nosso cliente amar o produto.
  • Liberar gargalos – Os times de UX e de front-end eram gargalos constantes. Precisávamos agilizar o processo.

Já estamos na versão 3 e cometemos uma série de erros nas duas primeiras versões. O maior erro que eu posso citar é a utilização do Bootstrap como base. Geralmente, o design definido pelo designer do time não era igual ao do Bootstrap. Claro. A empresa precisa de uma identidade própria. Logo, tínhamos o problema de recriar o design dos módulos e muitas vezes, precisávamos estender as funcionalidades JS de alguns módulos do Bootstrap. Quando percebemos, estávamos reescrevendo boa parte do framework. Logo, decidimos retirar totalmente o Bootstrap da versão atual, mantendo apenas o GRID.

Stack de desenvolvimento

Não vou explicar detalhadamente cada uma das tecnologias, mas segue todas que usamos hoje para manter principalmente o framework:

  • SASS – Usando sintaxe .sass.
  • Wraith – Como teste de comparação visual de interface.
  • Jasmine – Para testes JS.
  • JSHint – Para manter a escrita de JS padronizada.
  • Rake – Para executar os testes e outras tarefas como publicação da documentação e fechamento de pacote para deploy.
  • Middleman – Para manter as documentações.
  • .editorconfig – Para manter o padrão dos editores em dia.

Nos projetos, nós nem nos preocupamos com o build dos assets. O Asset Pipeline está plugado em todos os projetos e faz tudo muito bem. Não há Grunt ou Gulp nos projetos.

Usamos Travis ligado no nosso GitHub. Os projetos todos internamente usam Jenkins.

Deploy e ambiente

O deploy melhorou muito nos últimos anos. Hoje estamos assim: alguns produtos, não todos, podem fazer deploy a qualquer hora. Alguns precisam abrir um ticket para agendar uma janela. Nós, quando precisamos fazer um deploy do framework, ainda precisamos agendar. Mas já estamos andando para fazer deploy a qualquer momento do dia sem limite de vezes. Como os produtos usam o Locaweb Style com a versão travada, não há nenhum tipo de risco. O Deploy também pode ser descomplicado e automatizado, já que são apenas assets.

O nosso ambiente é bastante comum: temos um ambiente de teste, um de homologação e produção. Simples assim.

Pontos falhos

Existem uma série de coisas que precisamos melhorar assim que encontrarmos tempo entre um projeto e outro. Mas o principal é manter a padronização de escrita de JS nos projetos. Há projetos que não usam nenhum tipo de pattern (nós usamos o Revealing Module Pattern), outros que usam CoffeeScript (o padrão é não usar), outros projetos que misturam JS puro com jQuery (o padrão é usar sempre a abstração do jQuery). A ideia é que nenhum projeto precise ter CSS para customizações. Toda a interface precisa estar dentro do Locaweb Style. Nem sempre é possível, já que há uma premissa que tudo o que está no framework precisa ser usado em dois produtos no mínimo. Não tem sentido colocar algo lá se apenas um produto vai usar e os outros não.

Entrosamento

Ter uma equipe unida e entrosada é difícil. Todo mundo precisa estar disposto a fazer aquele relacionamento dar certo, sempre entendendo as diferenças pessoais de cada um, como em um casamento. Ter uma equipe 100% unida, sem brigas, concordando com tudo é impossível. Eu tenho a sorte de trabalhar com uma equipe que se conhece e sabe exatamente onde temos que melhorar mais, entendendo os pontos fracos e principalmente nossos pontos fortes. Leva tempo para criar esse entrosamento. Muito trabalho, suor e sangue. São muitas reuniões de feedback, 1 on 1, retrospectiva…

Outra coisa que ajuda é a multidisciplinaridade entre os integrantes. Temos caras que lá programam um pouco de back. Outros que são mestres no CSS e tem um chamego especial para o lado de UX e Design, outros que gostam de mexer com infra. Isso tudo conta como ponto positivo.

Lendo assim, até parece simples! 😉

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