Tableless

Busca Menu

Assegurando a qualidade do seu código JavaScript

Seja o primeiro a comentar por

Enquanto testes automatizados asseguram o funcionamento de suas aplicações e, portanto, também a qualidade, algumas ferramentas atuam em outra área importante do seu código: a sintaxe.

Ferramentas de lint são scripts que interpretam seus arquivos javascript e buscam erros como varáveis não utilizadas, espaços em branco no final de linha, ausência de ponto-e-vírgula (um ponto polêmico) entre outros.

Abaixo você encontra alguns utilitários que buscam garantir melhor qualidade e padrão para seus códigos.

É importante ressaltar que esse tipo de ferramenta não garante que seu código está funcionando, que a lógica está correta, garante apenas a presença de boas práticas de desenvolvimento.

JSLint

http://www.jslint.com/

Desenvolvida por ninguém menos do que Douglas Crockford, pai do famoso “The Good Parts”, esta ferramenta busca tanto erros de sintaxe, como erros estruturais.

As regras e convenções utilizadas na análise podem ser encontradas no site javascript.crockford.com/code.html.

Você pode utilizar a versão online da ferramenta, ou então instalar o script através do gerenciador de pacotes do NodeJS (npm). O código-fonte está disponível no GitHub.

JSHint

http://www.jshint.com/

A ferramenta JSHint teve início como um fork da JSLint, visando uma maior flexibilidade, permitindo configurações de acordo com necessidades específicas.

A documentação do projeto inclui uma página de opções disponíveis para essa personalização.

Assim como a JSLint, a JSHint pode analisar seu código online ou pode ser instalada via NPM.

Closure Linter

https://developers.google.com/closure/utilities/

Diferentemente das ferramentas anteriores, a Closure Linter obriga o uso do estilo JavaScript defendido pela Google. É utilizada em todos os projetos da empresa, incluindo Gmail, Docs e Reader.

Também diferentemente das anteriores, a Closure Linter vem acompanhada de um script para corrigir os erros encontrados. Ou seja, ela não apenas indica o que está errado, como também oferece uma maneira de “corrigir” seu código automaticamente.

Os utilitários podem ser baixados na página do projeto no Google Code. O script gjslint é o responsável pela análise de código enquanto o fixjsstyle corrige os erros encontrados.

jQuery Lint

http://james.padolsey.com/javascript/jquery-lint/

Para finalizar, uma ferramenta para os fãs de jQuery que analisa a sintaxe e a estrutura. Ela funciona de forma diferente das demais: sua aplicação é feita na página, ou seja, o script deve ser chamado após o código da sua aplicação, A resposta é enviada para o console do navegador.

<script src="aplicacao.js"></script>
<script src="jquery.lint.js"></script>

É altamente configurável e pode ser adaptada para os padrões de desenvolvimento do seu projeto.

O código-fonte do projeto está disponível no GitHub: github.com/padolsey/jQuery-Lint

Publicado no dia