Menu
X

Quando utilizar (ou não) frameworks CSS

A utilização de frameworks HTML e/ou CSS ainda é um assunto que divide a opinião dos desenvolvedores.

Imagem post: Quando utilizar (ou não) frameworks CSS

Framework é um conjunto de componentes que provêm uma estrutura básica de elementos reutilizáveis, tendo uma arquitetura consistente de funcionalidade genérica sob a qual a aplicação será construída.

No caso de CSS, os frameworks constituem bibliotecas que visam permitir a codificação do CSS de modo mais fácil e compatível com padrões de estilos, agregando uma série de opções já prontas para projetar uma página web, como se fosse um esqueleto, reduzindo o tempo gasto com o desenvolvimento.

Os frameworks CSS geralmente apresentam definições de formatação os elementos mais comuns de uma página: formulários, cabeçalhos, estilos de textos e imagens. Alguns apresentar opções para a estruturação do conteúdo baseado em grids.

A utilização de frameworks HTML e/ou CSS ainda é um assunto que divide a opinião dos desenvolvedores, pois muitos consideram o framework como uma solução pronta e acreditam que ele tira o trabalho das mãos do designer/desenvolvedor e faz com que ele não aprimore os seus conhecimentos.

Será que você, sem perceber, nunca criou o seu próprio framework? Pense em um arquivo CSS padrão (além do reset) que você criou para melhorar a produtividade de seus projetos.

É importante esclarecer que o uso de frameworks não substitui a necessidade do designer/ desenvolvedor de desenvolver o CSS do site. Ele apenas fornece uma base para a formatação de elementos comuns e otimiza o trabalho repetitivo.

Para quem os frameworks são recomendados

Utilizar um framework CSS não é uma prática recomendada para quem está começando, principalmente por privar a pessoa da prática e do conhecimento sobre o funcionamento do CSS. Além disso, se ela não compreender bem CSS, poderá ter problemas para resolver problemas de layout causados por incompatibilidade entre o framework e um código CSS específico que ela inseriu.

Portanto, é recomendável que frameworks sejam utilizados por quem possui um nível razoável de conhecimento e compreensão do código, mas tem a intenção de otimizar parte do trabalho com o uso de um framework. E isto serve não apenas para quem pretende utilizar um framework CSS, mas também qualquer tipo de framework.

Quando é interessante utilizar?

Vantagens

Desvantagens

Algumas dicas para melhorar o uso do framework

Como as classes geralmente não apresentam muita semântica, procure colocar IDs significativos nos elementos da página, quando possível.

Você também pode optar por utilizar somente uma parte do framework. Em projetos em que utilizei o Blueprint CSS, muitas vezes utilizava apenas algumas folhas de estilos do framework que se adequavam ao que eu necessitava.

Dica: evite usar vários frameworks CSS em um mesmo projeto. Isto quebra a ideia de consistência, uma vez que cada framework tem o seu padrão de estruturação.

Como escolher o framework?

Frameworks CSS, se bem utilizados, podem trazer muitos benefícios para seus projetos, basta saber como explorar o potencial que eles possuem ;)

Referências

Why you should NOT use a web framework – http://checkedexception.blogspot.com/2010/04/why-you-should-not-use-web-framework.html

To use a framework, or not to: that is the question – http://www.phparch.com/2010/04/to-use-a-framework-or-not-to-that-is-the-question/

Please do not Use CSS Frameworks – http://mondaybynoon.com/2007/08/27/please-do-not-use-css-frameworks/

Which CSS Grid Framework Should You Use for Web Design? – http://net.tutsplus.com/tutorials/html-css-techniques/which-css-grid-framework-should-you-use-for-web-design/

When to use CSS framework? – http://www.vcarrer.com/2008/08/when-to-use-css-framework.html

WHAT’S NOT TO LOVE ABOUT CSS FRAMEWORKS? – http://jeffcroft.com/blog/2007/nov/17/whats-not-love-about-css-frameworks/

Frameworks for Designers – http://www.alistapart.com/articles/frameworksfordesigners