Requisições AJAX no WordPress

O objetivo deste artigo é tentar mostrar uma forma simples e bem completa (e melhor. Segura!) de trabalhar com requisições AJAX e WordPress. Vamos ao que interessa! Quando precisamos realizar uma consulta ao banco do WordPress para trazermos um conteúdo específico sem dar um refresh na página, logo corremos para fazer a tão maravilhosa requisição AJAX.

O objetivo deste artigo é tentar mostrar uma forma simples e bem completa (e melhor. Segura!) de trabalhar com requisições AJAX e WordPress.

Vamos ao que interessa!

Quando precisamos realizar uma consulta ao banco do WordPress para trazermos um conteúdo específico sem dar um refresh na página, logo corremos para fazer a tão maravilhosa requisição AJAX.

Já vi isso sendo feito de muitas formas diferentes, desde um arquivo na raiz do projeto com uma “query na mão” e sendo chamada diretamente dentro do código da página específica, já vi uns arquivos nos mais variados diretórios com um require_once da vida no wp_load e então fazendo os loops lá dentro e cuspindo o html e etc.

Não digo que a forma que vou mostrar agora seja a única forma correta de fazer, muito menos a melhor, porém é uma forma que está na documentação do WordPress e que fica bem simples de ser entendida e também menos complexa que as invenções que vemos por aí.

Todas as requisições AJAX em WordPress, devem ser feitas num arquivo único, diferenciando-as através de parâmetros. O arquivo correto para enviarmos nossas requisições, é o arquivo “admin-ajax.php” que fica localizado dentro da pasta wp-admin e que no código veremos de que forma chamamos este arquivo dinamicamente sem problemas através de uma função do WordPress.

Primeiro vamos criar um nonce para nossas requisições , jogar este nonce para uma variável global de Javascript para que possamos usá-la no nosso frontend e, após termos nosso nonce criado, vamos criar nossa função para buscar mais notícias. Ela é chamada através de uma action também. Veja como fica o código:

Agora vamos ao frontend

Temos um botão para buscar mais notícias num archive nosso da vida:

vamos, por exemplo, capturar o click neste botão e a partir disso vamos buscar mais conteúdo via ajax:

Como disse lá no começo, os exemplos são ‘toscos’ mas o que vale ), é entender como funciona esse fluxo e o que realmente é necessário enviar para podermos fazer de forma segura uma requisição.

Procurei focar realmente no processo.

<

p id=”f224″ class=”graf–p graf-after–p graf–last”>Espero que tenha esclarecido alguma coisa pra você e qualquer dúvida ou sugestão pode postar nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *