Tableless

Busca Menu

Retrospectiva 2005 – Janeiro

Seja o primeiro a comentar por

A ano de 2005 foi um ano de evolução, de chegada à maturidade. Foi o décimo aniversário da Internet comercial no Brasil. A comunidade está menos propensa a abraçar “the next big thing”. Isso é muito bom. Todo o hype por trás do Ajax foi solenemente ignorado ele foi estudado e utilizado como a excelente ferramenta que é. A mesma coisa com essa consciência a respeito das possibilidades únicas da web que nós estamos chamando de “Web 2.0”.

Para nós aqui do Tableless foi um ano de grandes mudanças e muito aprendizado. Mudanças na forma de trabalhar. Foi o ano em que comecei a trabalhar com Django. Os cursos e projetos foram ficando cada vez mais divertidos e muitas portas se abriram.

Vamos recordar:

Janeiro:

O Decreto Nº 5.296 (sobre Acessibilidade) estava fazendo um mês e era assunto corrente nas listas de discussão e blogs.

O Gmail oferecia acesso POP.

O uso de blogs crescia e se popularizava.

O Opera estava em sua versão 7.5 e o beta 7.6 se tornou disponível para Linux (me lembro de ter testado).

Enquanto isso o Firefox 1.0, lançado no final de 2004, agitava o mercado conseguindo 20 milhões de usuários e, naturalmente, levantava críticos.

O Gazzag era lançado, um dos primeiros a tentar entrar na onda Orkut.

Geocities Zen Garden

O Google contratava Ben Goodger, o criador do Firefox e anunciava suas pretensões de trabalhar com vídeos.

Nós aqui: eu escrevia sobre aquelas pessoas que presas às estatísticas diziam que seus sites não precisavam ser compatíveis com qualquer outro navegador senão “aquele” e o Diego iniciava o ano vitaminando a saudosa seção de convertidos.

Publicado no dia