Tableless

Busca Menu

Sobre o Tableless

por

O Tableless serve para compartilhar conhecimento. Quando eu estava aprendendo sobre desenvolvimento web com HTML e CSS, meus estudos se baseavam em duas principais partes: leitura e prática.
Com o passar do tempo, os estudos práticos ficaram mais complexos. Eu não podia aplicá-los em sites de clientes e também não tinha tempo de desenhar layouts para implementar e aplicar tudo o que tinha estudado. Então tive uma idéia: a maioria dos sites da web (naquele tempo) não eram desenvolvidos da forma adequada, portanto eu poderia simplesmente “converter” estes sites. Basicamente eu reescrevia o código da home de alguns grandes sites em HTML e CSS, aplicando estudos de semântica e acessibilidade.
Então resolvi criar um blog para compartilhar estes estudos e falar sobre novidades da área. Coloquei o nome do blog de Tableless. Este foi o nome que virou moda aqui no Brasil. Todo mundo já sabe que dizer que um site é tableless não significa que ele seja feito de acordo com os Padrões. O nome Tableless não quer dizer muita coisa. Sites seguindos os Padrões são muitos mais abrangentes do que apenas tirar as tabelas da estrutura.

O Tableless hoje não trata apenas de técnicas e tutoriais sobre desenvolvimento web, mas o foco também está no mercado de desenvolvimento web. Falar apenas sobre um assunto específico me parece ser um tanto retrogrado já que o mercado de web é tão abrangente e interessante.

A idéia do Tableless é sem dúvida melhorar o nosso mercado. É servir de fonte de inspiração e informação aos profissionais da área. É separar os homens das crianças.

Publicado no dia