<
Menu

Tableless


wai-aria

WAI-ARIA – Estendendo o significado das interações

parte1-interface-mobile

Usabilidade de interfaces para dispositivos móveis – parte I

parte2

Usabilidade de interfaces para dispositivos móveis – parte II

responsive

Responsive Web Design – Adaptação vs Otimização


Imagem post: Style Guide para Android

Style Guide para Android

Google lança Style Guide para desenvolvedores Android.

A Wired entrevistou o Matias Duarte, o cara por trás (ui!) do planejamento de UX do Android.

O Google lançou recentemente um guia de estilo para desenvolvedores do Android. Neste artigo eles conversam sobre como é difícil manter um sistema operacional para mobiles que pode ser instalado e portado para praticamente qualquer dispositivo. Quando um sistema tem essa flexibilidade, as chances da usabilidade e acessibilidade das aplicações e também do sistema tem grandes chances de dar carquinha. Outro problema é desenvolver aplicações para um sistema que vive em constante atualização. O style guide criado pelo Google vem para tentar facilitar todo o processo.

O site é cheio de dicas sobre a interface do sistema, sempre se baseando na última versão do sistema, atualmente a 4.0, Ice Cream Sandwich. O site é praticamente um pequeno manual de boas práticas e guias para os desenvolvedores fazerem um bom trabalho visual nos seus apps.

É uma boa iniciativa que veio tarde. A Apple e a Microsoft martelam esse assunto faz tempo em seus sistemas. Eu já fui usuário dos três sistemas e de longe o Android tinha as Apps com os visuais mais estranhos. Acho que agora o Google dará um jeito na bagunça.

Por Diego Eis

Diego Eis criou o Tableless para disseminar os padrões web no Brasil. Como consultor já treinou equipes de empresas como Nokia, Globo.com, Yahoo! e iG. É palestrante e empreendedor.

http://about.me/diegoeis/

Mais posts do autor

Comentários (1)

  • http://rickbenetti.com Rick Benetti

    Ainda assim longe do que deveria ser, o ICS 4 tá aí, mas as fabricantes levam de 1 a 2 anos pra implementar, sem contar os modelos que não serão atualizados pois tem ou pouca memória ou pouco processamento.

    Aí nestes pontos a concorrência ganha fácil.