Tableless

Busca Menu

Vamos falar de Joomla!?

Seja o primeiro a comentar por

Vamos falar um pouco de Joomla? Não é um assunto muito comum aqui no Tableless, mas estamos querendo mudar isso.

Joomla é conhecido por ter uma interface complicada e bem, digamos, feia. Ele tem mudado bastante e nas novas versões as melhoras são bem visíveis. No início tudo era mais complicado. Eu não chego a ser um dinossauro do Joomla, porém posso contar um pouco da história dele.

O Joomla surgiu da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro. Devido a várias mudanças organizacionais e consequentemete a diminuição da influência que os desenvolvedores tinham sobre o CMS, os mesmos preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram essas mudanças e em 2005 criaram o Joomla 1.0, open source e a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.

Eu só comecei a usar o Joomla na versão 1.5 e tenho toda autoridade para entender as torcidas de nariz no início desse texto. O Joomla realmente não era muito amigável, era complicado e muitas vezes de difícil de entender. Erros na interface e na programação eram comuns. Porém as coisas mudaram muito. Hoje o Joomla está na versão 3.0, trazendo melhorias visíveis na interface, principalmente.

O joomla versão 3, atualmente na versão 3.2.2 sem dúvida alguma veio trazendo mudanças enormes no CMS, podemos chegar a dizer que estamos trabalhando com um novo sistema que foi refeito e repensado.

US3R Friendly

user-friendly

O novo Joomla veio trazendo novidades desde a sua instalação, que agora é super rápida e simples. A área administrativa foi totalmente reformulada e re-estilizada graças ao incrível trabalho de UI/UX da equipe Joomla JUX.

A maior novidade que esta nova versão trouxe foi a adoção do Bootstrap como base. Com essa decisão todas as vantagens de interface do Bootstrap foram incorporadas ao CMS.

Developer Tools

dev-tools

Com a implementação de novas ferramentas agora você pode codificar e criar interfaces gastando muito menos tempo em desenvolvimento. O usuário agora conta com a biblioteca Joomla User Interface (JUI) que oferece uma padronização tanto para o backend quanto para o frontend. Economize tempo também utilizando LESS e jQuery em seus projetos. Conte também com a biblioteca de ícones Icomoon, que oferece uma diversidade de ícones inclusive otimizados para retina.

O Joomla agora também é multi-idiomas, nativo. Você pode criar sites em vários idiomas sem precisar utilizar nenhum plugin. Joomla veio trazendo também algumas mudanças que em outros CMS não eram novidade como instalação de extensões e atualizações pela área administrativa, sem a necessidade de visitar o JED “Joomla Extensions Directory”.

Por falar em JED, o mesmo disponibiliza hoje 7604 extensões divididas entre gratuitas e comerciais, você pode conferir tudo isso em www.joomla.org.

Para quem não conhecia Joomla, este foi o ponta pé para iniciar o interesse pelo CMS. Para aqueles que querem um pouco mais de informação, vale assistir o vídeo Conheça o CMS Joomla (Em Português).

Publicado no dia