Tableless

Busca Menu

Vida de Home Office

Seja o primeiro a comentar por

O que é Home Office?

Home Office, também conhecido pela sigla SOHO (Small Office and Home Office) ou mesmo trabalho remoto, é uma formula chave usada por muitas empresas no qual acredita que o funcionário seja bem mais produtivo no ambiente familiar. Para esse tipo de trabalho é necessário ter disciplina.

Um pouco da minha experiência.

Há três meses estou trabalhando em Home Office. No começo era um pouco difícil pois era o primeiro contato com essa forma de trabalho. Alguns amigos me disseram que não suportam trabalhar em casa pelo fato de não ter concentração nas atividades, porém, outros levaram para o lado positivo, informando que esse método de trabalho foi um dos melhores meios que algumas empresas aderiram, pelo fato de proporcionar uma qualidade de vida melhor para os funcionários, poupando-os do estresse gerado pelo trânsito, além de proporcionar a interação entre trabalho e família. Hoje me sinto melhor. Sei que não preciso enfrentar fila nos pontos de ônibus, usar roupas formais para exercer a minha função, ou até mesmo evitar horas de deslocamento da minha casa até o meu local de trabalho. Mas tudo tem seu preço, o que geralmente as pessoas confundem é que: ao estar no conforto do lar, elas podem ficar livres do horário de dedicação das atividades impostas pela empresa, e por pensarem assim acabam se dando mal. No momento em que iniciei essa “aventura”, simplesmente mapeei todo o meu tempo como se eu estivesse trabalhando em um ambiente empresarial comum onde as atividades são dirigidas pelo tempo.

Ao trabalhar em um ambiente empresarial.

  1. Deslocamento (Casa / Empresa): 2 horas.
  2. Horário de trabalho: 8 Horas.
  3. Intervalo para o Almoço: 1 hora.

Ambiente Home Office.

  1. Deslocamento passou a ser o meu horário de estudo: 2 horas.
  2. Horário de trabalho diário: (8 Horas).
  3. Intervalo para o Almoço: 1 Hora.

Com esse planejamento posso exercer minhas atividades pessoais além de cumprir toda a demanda de trabalho imposta pela empresa, e o restante de tempo utilizo para dedicar a minha família e praticar esporte.

A Família.

Minha família não entedia sobre o assunto, ou até mesmo chegavam a pensar que por eu estar trabalhando em casa, poderia ajuda-los em algumas tarefas. Porem e importante ressaltar que por mais que esteja no ambiente familiar, o seu trabalho e uma prioridade e deve ser feito com disciplina e dedicação para que os resultados sejam satisfatórios.

Vantagens:

  1. Redução do estresse decorrente do trânsito.
  2. Convívio no ambiente familiar.
  3. Custos diários reduzidos (Passagem / Refeições).
  4. Maior liberdade profissional.
  5. Mais qualidade de vida.

Desvantagens:

  1. Perda de foco.
  2. Preconceito do mercado de trabalho.
  3. Possibilidade de excesso de carga de trabalho
  4. Ambiente de trabalho confinado (Antissocial).
  5. Indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina.

Claro, cada um tem uma metodologia de trabalho e seu próprio tempo para se acostumar a nova rotina. Outro ponto importante é também como as pessoas, que estão no escritório, trabalham com alguém que não está presente fisicamente. Mas isso é uma ideia para outro post.

Publicado no dia