Tableless

Busca Menu

Web Index

Seja o primeiro a comentar por

O Web Index, projeto liderado pelo Tim Berners-Lee, foi lançado hoje. Trata-se de um projeto interessante e muito importante que mostra qual a real penetração (ui…) da Web nos diversos países do mundo.

As pesquisas e bases de dados que existem hoje mensuram apenas dados quantitativos, tipo: número de assinantes de internet, velocidade de conexão, número de usuários e etc. O Tim Berners-Lee e o pessoal da Web Foundation entende que esses dados não são suficientes para construir uma Web aberta e significativa, que seja uma ferramenta real de transformação e que aumente os padrões de vida, que reduz conflitos e que melhore o governo. É importante entender os impacto sociais, econômicos e políticos que a Web agrega. Ok, você sabe que a conexão é rápida, mas será que as informações que os usuários tem disponíveis sobre as iniciativas governo são de qualidade? Entende a diferença da informação que a Web Index quer compilar?

gráfico que mostra o impacto político da web no Brasil

Com essa ideia, eles construíram um index de informações sobre a qualidade da Web (e não internet, não vá confundir) em diversos países, compilando dados em diversas dimensões para mensurar a saúde da Web, transformando e disponibilizando esses dados para que a tomada de decisões em setores públicos ou privados sejam mais corretos e conscientes.

O Web Index funciona como um termômetro, mostrando qual o ranking do País e sua pontuação. O Brasil está no 24 lugar com um score de 56.6. Não é uma posição ruim, estamos na frente da Rússia e da Argentina, mas tem muito o que melhorar. A Islândia está em primeiro lugar, seguido dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Finlândia. O Zimbabue está em último. Veja o ranking aqui.

Vale a pena explorar.

Publicado no dia