patrocínio:

5 razões pelas quais a segurança na internet deve ser sua principal prioridade

Segurança cibernética é a divisão da tecnologia da informação que se concentra na proteção de computadores, redes, programas e dados.

por Tableless 08/01/2019 Comentários ~ 5 min. / 880 palavras

Este domínio da tecnologia protege a informação de se conectar de forma não intencional a algum link indesejado. Também impede a mudança de informação ou a destruição desta.

Uma das funções da segurança cibernética é tratar e prevenir ameaças que podem vir de locais diferentes. Vale lembrar que todo cuidado é pouco ao se conectar a internet. Sempre que estiver conectado a uma rede, suas informações ou até mesmo sua identidade poderão ser comprometidas.

Um hacker pode usar seu sistema de computador para hackear outras pessoas. Pode gerar um prejuízo enorme ao roubar os dados do seu cartão de crédito, acessar sua conta bancária, ou mesmo fazer cadastros falsos. Infelizmente, à medida que os sistemas de proteção disponíveis se tornam mais complexos, o mesmo acontece com as maneiras pelas quais os hackers podem violar a segurança.

É essencial ficar atento a sua segurança na internet, por isso nesse artigo vamos apresentar as principais razões para você se preocupar com a sua segurança cibernética, bem como se proteger contra os ataques que o cercam nas internet.

5 razões para se preocupar com a segurança cibernética ao usar o WordPress

Há razões suficientes para se preocupar com a segurança cibernética. É através de falhas na mesma que o usuário é vítima de softwares maliciosos. Estes se instalam nos dispositivos durante a navegação na internet e não são perceptíveis. Um dos apps e sites mais utilizados tanto por pessoas que produzem conteúdo para a internet, os Blogueiros, é o WordPress. E por isso o WordPress não está fora da mira dos hackers, afinal contém várias informações importantes. Por isso, algumas dicas básicas importantes para garantir a segurança do seu WordPress são:

  • Fazer Backups rotineiramente e salvá-lo em pelo menos dois lugares diferentes; Sempre acessar a internet de uma rede segura, e caso não conheça a rede, utilizar uma VPN.
  • Escolher Plugins que são conhecidos e bem avaliados pela comunidade do WordPress;
  • Alterar seu nome de usuário é também importante;
  • Usar senhas que não são previsíveis, como data de aniversários, número de telefones e afins;
  • Instalar plug-in de segurança cibernética.

O básico bem feito ajuda muito, por isso vamos detalhar um pouco mais esses tópicos para garantir que você possa seguir todos eles, e com isso melhorar sua segurança na internet.

VPN no WordPress

Uma rede de internet pública, como por exemplo um Restaurante, Café ou Coworking, que esteja comprometida ou vulnerável pode fornecer aos hackers acesso a suas informações pessoais, como senhas, cartões de crédito, histórico de navegação, arquivos pessoais, e com isso acessar seu WordPress e instalar malwares.

O uso de uma VPN melhora a segurança do seu WordPress. Uma técnica comprovada e eficaz para proteger seu site WordPress contra ataques mal-intencionados é implantar uma VPN rápida. Isso permite que os webmasters ocultem seu endereço IP original e permaneçam anônimos enquanto fazem login no painel de administração para gerenciar seu website. Os hackers podem não conseguir rastrear seu endereço IP e também não podem detectar seu login. Isso oferece uma camada adicional de proteção contra hackers e malware sofisticado.

Plugin

Plugins permitem que você adicione, sem esforço e pouco conhecimento de programação, funcionalidades extras ao seu site WordPress, mas você deve escolhê-los com sabedoria. Plugins vulneráveis ​​oferecem um meio pelo qual um hacker pode se infiltrar em seu site.

Quando um plug-in contém uma vulnerabilidade de segurança, um hacker pode explorar essa vulnerabilidade para obter acesso de administrador ou outros privilégios não autorizados.

O usuário pode proteger seu site contra esse tipo de ameaça limitando o uso de plug-ins. Quando um desenvolvedor lança uma nova versão, atualize o plugin o mais rápido possível para minimizar o risco de ataque. Usuários      Um hacker precisa apenas de 2 coisas para fazer login no seu site WordPress e modificar o código HTML para te prejudicar. Essas coisas são: o nome de usuário do administrador e a senha correspondente.

Por padrão, o WordPress cria a conta de administrador com o nome de usuário “admin”, que normalmente é exibido na parte superior ou inferior de novas postagens.

Para proteger seu site WordPress desta vulnerabilidade, altere seu nome de usuário para alguém que não seja “admin”.

Senhas

Uma senha forte e exclusiva é a primeira ação que protege seu site contra ataques indevidos. Pouco menos de 10% das invasões do WordPress são atribuíveis a uma senha fraca.

Caso o seu site tenha uma senha fraca, um hacker poderá usar o software para enviar automaticamente o login do seu site com milhares de frases até encontrar o caminho certo, conhecido como um ataque de força bruta.

O WordPress agora possui um gerador de senhas que cria senhas iron-clad, consistindo de duas dúzias de caracteres aleatórios. Em vez de usar uma palavra ou frase fácil de lembrar como sua senha, use a senha gerada. Como alternativa você pode criar uma frase secreta que consiste em quatro palavras aleatórias, com ou sem espaços.

Plugin de Segurança cibernética

Instalar plug-in de segurança cibernética também pode proteger seu site contra ameaças. Nos Plugins do WordPress o usuário pode encontrar vários destes disponíveis para instalação, procure por “cybersecurity”. Outra opção deste plugin é o Wordfence com mais de 2 milhões instalados. Ele possui um firewall que analisa o tráfego em busca de sinais de atividade suspeita e bloqueia automaticamente as solicitações de conteúdo malicioso.