O Google publicou vários novos recursos para a sua gama de serviços, mas disponíveis apenas para quem está na UE.
As empresas de tecnologia em todo o mundo estão a fazer mudanças para se alinharem com a Lei dos Mercados Digitais (DMA), um projeto de lei que visa tornar os mercados digitais mais justos e abertos. Existem várias novas obrigações que as empresas tecnológicas terão de cumprir, desde impedir a remoção de aplicações pré-instaladas nos seus sistemas ou impedir o rastreio de utilizadores finais fora das suas plataformas principais sem o consentimento do utilizador.
Várias melhorias estão a caminho dos serviços do Google, em particular nesse sentido, conforme anunciado em um blog recente. À medida que as alterações entrarem em vigor, os usuários do Google na UE poderão começar a fazer algumas mudanças em sua aparência e funcionamento.
Que mudanças estão ocorrendo nos serviços do Google na UE?
As mudanças ocorrem em quatro áreas principais: consentimento para serviços de link, alterações nos resultados da pesquisa, telas de escolha e portabilidade de dados.
No momento, o Google compartilha dados de usuários de determinados produtos e serviços. Nas próximas semanas, a plataforma apresentará aos utilizadores da UE um banner de consentimento adicional para confirmar se estes dados podem continuar a ser partilhados. Vale ressaltar que se você não consentir, alguns recursos serão limitados ou inutilizáveis, mas você poderá alterar sua decisão a qualquer momento.
Para resultados de pesquisa, muitas mudanças estão chegando à página de resultados, desde agrupamento de links para sites de comparação em toda a web até atalhos de consulta projetados para ajudar os usuários a encontrar o que precisam com mais rapidez. Isso será especialmente aplicável ao comparar itens como hotéis ou serviços que podem ser reservados on-line, com informações extras como comparações de preços, imagens e classificações por estrelas disponíveis para visualização diretamente na página de resultados.
De acordo com o DMA, o Google também começará a mostrar telas de opções adicionais no Android ao configurar um dispositivo para tornar o Chrome seu mecanismo de busca padrão, bem como no iOS para dispositivos desktop.
Finalmente, os utilizadores da UE poderão descarregar ou transferir uma cópia dos seus dados de mais de 80 produtos e serviços Google. Isso atende aos novos requisitos do DMA em relação à transferência de dados do usuário para um aplicativo ou serviço de terceiros.