À medida que o desenvolvimento da inteligência artificial continua em ritmo acelerado, os manifestantes contra-atacam.
Na segunda-feira (13 de maio), um grupo de cerca de 20 pessoas saiu às ruas em frente à sede do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia em Londres para se posicionar.
Os manifestantes fazem parte de um grupo ativista que visa fazer com que as empresas interrompam o desenvolvimento de grandes modelos de IA que temem poder ser um risco para o futuro da humanidade. Eles se autodenominam Pause AI.
14 cidades.
12 países.
1 mensagem para os líderes mundiais que participarão da cúpula de IA em Seul na próxima semana: Acordem e enfrentem os riscos.
O protesto internacional da PauseAI, um tópico
– Pausar AI (@PauseAI) 14 de maio de 2024
O seu website afirma: “A IA é uma tecnologia poderosa que está a transformar cada vez mais o nosso mundo. Ela vem com um potencial incrível, mas também com sérios riscos, incluindo uma catástrofe existencial.”
De longe, a coisa mais interessante sobre o protesto @PauseAI de hoje em Nova York fora da @Microsoft foram as reações dos transeuntes. A maioria das pessoas ignorou (como esperado), mas todo o envolvimento que vi foi de apoio. A objeção mais comum era que a destruição da IA era inevitável. Um cara… pic.twitter.com/Om3M2K0KjK
– Garrison Lovely (@GarrisonLovely) 14 de maio de 2024
Mais protestos estão planejados em São Francisco, Nova York, Berlim, Roma, Ottawa e outras cidades.
Métodos de protesto e o que é mais eficaz para Pause AI
Embora o grupo tenha verdadeiras intenções, a organização dos seus protestos deixou alguns inseguros se esta é a melhor forma de comunicar a sua mensagem.
De acordo com a Wired, o canal Discord dos manifestantes inclui inúmeras discussões sobre quais métodos são melhores.
Ao determinar se organizar protestos seria muito perturbador, um membro do grupo disse: “Provavelmente não. No final, faremos o que for necessário para um futuro com a humanidade, enquanto ainda podemos.”
Os líderes do grupo de protesto Pause AI conversaram com o editor e disseram que não estavam considerando ações diretas mais perturbadoras, como protestos ou acampamentos perto dos escritórios da AI, por enquanto.
“Nossas táticas e nossos métodos são na verdade muito moderados. Quero ser a base moderada para muitas organizações neste espaço. Tenho certeza de que nunca toleraríamos a violência. Também quero que o Pause AI vá além disso e seja muito confiável.”
Outro líder concorda: “Espero sinceramente que não precisemos de tomar outras medidas. Não espero que precisemos. Não me sinto o tipo de pessoa que lidera um movimento que não é totalmente legal.”
Imagem em destaque: por meio da página Pause AI UK X
Os manifestantes post ‘Pause AI’ estão lutando para suspender o desenvolvimento de IA apareceu pela primeira vez em ReadWrite.