Recentemente, surgiram muitos serviços que permitem criar sites sem a ajuda de especialistas. Os construtores de sites são ferramentas com as quais você pode montar uma página web a partir de vários blocos, fazer o upload das imagens necessárias sem ter conhecimento de programação.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é melhor escolher: um construtor de sites ou solicitar um design de um profissional, se vale a pena investir em um design e como um design exclusivo difere de um construtor de sites.
O que é um construtor de sites, e qual o processo de design no construtor de sites
O construtor de sites é um serviço online onde você pode criar e, posteriormente, manter seu próprio site. Você pode fazer isso de graça, mas com a condição de publicidade e restrição de domínio.
O recurso assume apenas o design do modelo, sem a capacidade de criar algo exclusivo. O processo de design em si é o seguinte:
- Selecionamos o modelo;
- Colocamos os blocos e elementos no editor visual: cabeçalho, rodapé, blocos de texto e conteúdo gráfico;
- Definimos os parâmetros (a escala de cores é selecionada, os tamanhos são determinados);
- Carregamos as imagens ;
- Colocamos o texto.
Basicamente, o proprietário do site se torna um designer, redator e programador, tudo em um. O site é hospedado na nuvem, e os administradores do serviço estarão engajados em seu suporte sem interagir com você diretamente. O proprietário do site adiciona conteúdo novo de forma independente.
Diferença entre usar construtor de sites e contratar um web designer profissional.
Existem muitas razões pelas quais o proprietário de um site precisa de um design exclusivo e profissionalmente projetado, existem 5 necessidades básicas que um construtor de sites não pode atender:
1. Capacidades técnicas
Utilizando um construtor, o dono do site deve entender que, com a expansão da empresa, ele terá que adicionar várias páginas e funções adicionais ao site. Mas as possibilidades dos construtores são limitadas: em alguns você não pode adicionar um sistema de pagamento, outros são limitados pelo número de páginas, e assim por diante. Adicionar um script ao código na maioria dos construtores é bastante problemático, portanto, você precisa estar preparado para a limitação técnica dos serviços.
Por exemplo, o dono do recurso decidiu diversificar o site e mudar a navegação, adicionar animação e vários blocos de informação. No caso de um construtor de sites, isso é impossível ou muito problemático. Por Considerando que, com um desenvolvimento completo, não será difícil fazer qualquer alteração ou expansão caso você precise.
2. Segurança
Colocar informações em recursos de terceiros é repleto de dificuldades com seu armazenamento e proteção. Empresas sérias que se preocupam com a segurança das informações não podem confiar em plataformas de terceiros. Pois será extremamente desagradável descobrir que a plataforma em que o seu site está hospedado não funciona mais.
Se o dono do site se preocupa com a segurança das informações postadas e dados pessoais de seus clientes e sobre como o projeto se desenvolverá no futuro, é melhor gastar tempo e dinheiro criando seu próprio recurso ou contratar um web designer profissional .
3. Promoção do Site
Muitas organizações gastam muito dinheiro em promoção online – elas celebram acordos para otimização de SEO, configuram publicidade contextual e se promovem em vários fóruns e redes sociais. No caso de construtores, mudar algo nas configurações e cuidar da promoção de SEO é muito problemático. Como regra, os designers oferecem configurações básicas e não deixam espaço para novas implementações de tecnologias de otimização.
4. Usabilidade
Se os parágrafos anteriores eram principalmente relacionados ao desenvolvimento web, este parágrafo se refere exclusivamente ao design do site. Usabilidade – o grau de conveniência de um recurso para potenciais visitantes do site. Devido ao alto nível de usabilidade, o usuário navega facilmente pelo recurso, sabe como comprar um produto ou solicitar um serviço e percebe facilmente o conteúdo.
Se o design do site é desenvolvido por um profissional, ele pensa em todos os detalhes: como ordenar os elementos da página para uma melhor percepção, quais cores e tipografia usar, quais ações colocar para uma maior conversão. No caso de um construtor de sites, o próprio dono do recurso se torna um designer e, limitado pelas capacidades do template, corre o risco de criar um design que não é adequado para os usuários e reduz a taxa de conversão do site.
5. Exclusividade
Outro aspecto enfrentado pelos usuários construtores de sites. Um número limitado de modelos, uma estrutura semelhante e esquema de cores levam ao fato de que a maioria dos sites desenvolvidos usando tais plataformas praticamente não diferem uns dos outros. O design exclusivo é uma forma de se destacar dos concorrentes na Internet – um espaço onde há uma luta feroz pelos clientes.
Vamos dar uma olhada em como um design exclusivo ajuda a aumentar a conversão de um site e tem o efeito desejado nos clientes da empresa.
O design exclusivo é uma ferramenta com a qual você não só consegue se destacar entre os concorrentes, mas também aumentar as vendas. Vejamos vários aspectos com os quais você pode conseguir um aumento na conversão do site.
1. Imagem da empresa
Ao desenvolver um design diferente de outras empresas, a organização cria para si a imagem de uma empresa séria que se preocupa com o seu nome. Construir o reconhecimento da marca com um site é uma prática normal usada por todas as empresas populares que não se permitem parecer com as outras. Somente soluções únicas são lembradas pelos clientes e formam sua percepção da empresa como uma organização séria e confiável.
Além disso, se uma empresa é apresentada de forma diferente na vida real e na Internet, isso se depara com uma incompreensão dos usuários e, como resultado, uma diminuição na conversão do site.
2. Confiança do usuário
Ao visitar o site pela primeira vez, o cliente trata a empresa com desconfiança. Como fornece serviços? O produto será de alta qualidade? Essas perguntas podem ser respondidas com conteúdo correto e compreensível e design de site exclusivo. Sites de modelo semelhantes ganharam uma má reputação, portanto os usuários tendem a procurar concorrentes com designs exclusivos para reduzir o risco de obter serviços de baixa qualidade.
É de extrema importância cuidar da apresentação da empresa na Internet como um parceiro confiável. O design exclusivo permite que o recurso retenha novos clientes e os convença de sua integridade. Além disso, os designers usam elementos personalizados para construir confiança, nem todos podem ser implementados com sucesso com os construtores de sites.
3. Frases de chamariz
Durante o processo de design, atenção especial é dada aos apelos à ação – formulários para um pedido ou assinatura, cartões de produtos, botões e descrições de texto.
Ao criar um site no construtor, muitas vezes é impossível desenvolver um elemento de chamada à ação exclusivo. Via de regra, são formulários de inscrição padrão.
No caso do design por profissionais, os apelos à ação são elaborados com muito cuidado, pois estes elementos são utilizados para gerar vendas. Os designers desenvolvem formas exclusivas que chamam a atenção dos usuários e aumentam a conversão por meio do design.
4. Emoção e criatividade
Experimentos e efeitos surpreendentes sempre afetam os usuários. A principal tarefa do design é evocar as emoções certas no cliente e formar a imagem certa da empresa. As decisões de design criativo são lembradas pelos visitantes do site, chamam a atenção para ações direcionadas e criam o clima certo.
Se usarmos construtores, como regra, não temos a oportunidade de introduzir soluções extraordinárias no design. A estrutura padrão não permite uma composição fora do padrão, a rolagem vertical não permite uma navegação incomum e as fontes internas não permitem a tipografia original. Um web designer será capaz de dar vida a todas as ideias e criar a atmosfera desejada no site.
Conclusão: você precisa ou não de um web-designer profissional ?
Os construtores de sites são uma ferramenta útil para quem quer experimentar no mercado, criar uma página para uso pessoal ou um site para um pequeno projeto não comercial. Esta é uma maneira mais rápida e barata de se tornar conhecido e construir um pequeno público.
No entanto, se o objetivo da empresa for vendas reais, representação na Internet para um grande público, construção de marca e prosperidade comercial, sem design e conteúdo exclusivos, existe o risco de se fundir com muitas empresas semelhantes e não se beneficiar. Serviços considerados confiáveis você encontra nesse site. O design da Web afeta principalmente a receita e o fluxo de clientes que usam a Internet para aprender sobre a empresa e comprar bens ou serviços. Um web designer é necessário para aqueles que se preocupam com a conversão de sites, sua própria reputação e o desenvolvimento de seus negócios.