Você já ouviu falar em Social Business Intelligence, Social BI, ou em Engagement Rate? Caso nunca tenha ouvido sugiro continuar essa leitura pois são dois pontos cada vez mais importantes quando se fala de redes sociais.
Social BI, Inteligência Social, trata-se da coleta e análise de dados transformados em informações que podem gerar insights importantes para seu negócio.
Quando se fala em Social BI, Inteligência Social, é importante frisar que existe um processo de coleta, classificação e análise, quantitativa e qualitativa, que pode variar muito de acordo com cada analista que realize pois o conhecimento empírico é fundamental para extrair o máximo deste processo.
Existem dezenas de métricas e métodos que podem ser aplicados de acordo com cada situação, negócio ou circunstância. Não devemos confiar cegamente em apenas um indicador e muito menos criar analises baseadas em métricas superficiais.
Para iniciar essa conversa quero apresentar uma métrica que considero a principal: Interaction Rate, ou “Taxa de Engajamento.”
Quando falo em Taxa de Engajamento estou me referindo à atividade em sua página. Existem vários tipos de métricas para compor essa taxa e um método:
Interações: Likes, comments, shares, retweets, favorites…
Alcance: número de pessoas que viram a postagem da sua página.
Método: uma fórmula para quantificar a taxa de interação.
No Facebook ficaria desse jeito:
Essa fórmula pode mudar um pouco de acordo com cada software que faz o cálculo, mas no geral é bem dentro desse formato estabelecido pelo Social Bakers.
O bacana é que além de analisar nosso próprio desemprenho também podemos compara-lo com de nossos concorrentes, independente do tamanho das bases, pois a Taxa de Engajamento é sempre uma relação proporcional ao tamanho da página. É possível comparar páginas com 1M fãs com páginas com 10M fãs e temos um resultado real e imparcial.
Colocando em prática
Abaixo uma análise sobre as páginas oficiais dos três principais veículos de comunicação de Fortaleza, minha cidade.
O maior engajamento é do Veículo3. Chega ser quatro vezes maior que do Veículo1.
Mesmo o Veículo2 possuindo uma base de fãs maior que o dobro dos outros veículos, não é o que mais engaja.
Veículo3 perdeu somente em uma métrica: comentários. Em curtidas e compartilhamentos vence os outros com folga.
Veículo1 é o que tem o pior desempenho em todas as métricas.
Troféu Jóinha para o_ Veículo3_ que mesmo não possuindo a maior base, certamente é quem possui a maior penetração orgânica no Facebook. “Certamente” pois para afirmar isso seria necessária uma análise com outras métricas e acesso ao Facebook Insights das três páginas. Mas com a análise acima já fico nítido seu engajamento superior e por consequência seu alcance orgânico pode ser pressuposto com mais segurança.
Com este tipo de análise podemos chegar a interpretações interessantes, como por ex: “Uma página com 1 milhão de fãs pode engajar bem menos que uma página com 100 mil fãs”. E isso tudo com um método já testado, aprovado e que é “senso comum” na comunidade ao redor do mundo.
Isso é ótimo para sair do achismo e acabar com aquelas frases que só contribuem para bagunçar o mercado: “A maior página blá blá blá”. Do que adianta ser a maior se não consegue engajar, nem alcançar, essa base?
Taxa de Engajamento serve somente para isso, comparar páginas concorrentes? Não!
Em uma análise mais aprofundada poderíamos levantar vários outros pontos que seriam muito úteis para cada página: qual conteúdo mais engaja, qual menos engaja, que horário é o melhor engajamento, qual o pior horário, qual o perfil do público que mais se engaja, qual a melhor linguagem, etc… Isso ajudaria na estratégia do produção de conteúdo, e porque não, e até mesmo na estratégia de negócios das empresas.
Então se você recebe um relatório que basicamente apresenta apenas quantidade de fãs e curtidas todo mês, você tem um problemão. Redes Sociais podem oferecer informações extremamente únicas e úteis para sua empresa e com Inteligência Social isso é possível.
Não aceite nada menos que isso, do contrário será só um “faz de conta” sua presença na rede.
_Os números acima dizem respeito ao período entre os dias: 05/01 e 12/01 de 2016. _A coleta de dados foi realizada de forma automatizada através de um software de monitoramento. O mesmo utilizado por marcas como Red Bull, Pepsi, Burger King, Centauro, entre outras…