Configurando o Sublime Text para escrever textos em MarkDown

Neste artigo aprenderemos como configurar alguns plugins para o Sublime Text 2, para que você possa ter uma melhor experiência ao escrever textos em português com a linguagem de marcação de texto MarkDown, muito comum na criação de livros, artigos, tutoriais, e claro, dos arquivos README.md do GitHub. Instalando o Sublime Text 2 Você ainda

Neste artigo aprenderemos como configurar alguns plugins para o Sublime Text 2, para que você possa ter uma melhor experiência ao escrever textos em português com a linguagem de marcação de texto MarkDown, muito comum na criação de livros, artigos, tutoriais, e claro, dos arquivos README.md do GitHub.

Instalando o Sublime Text 2

Você ainda não usou o Sublime Text? Eu duvido! Mas se não usou, aqui está a receita para a sua instalação:

Ou acesse o site oficial do Sublime Text, clicar em download e instalar.

Instalando o dicionário em português

Após muito “fuçar” eu encontrei um dicionário em português que atende completamente as minhas necessidades como escritor. Tenho usado ele nos meus livros e recomendo para você também, lembrando que existem alguns dicionários antigos que estão perdidos por aí. Para você não perder tempo, criei um repositório no github com os arquivos corretos.

Para instalar o dicionário, primeiro acesse este repositório e clique no botão Download Zip (ou faça git clone se for natural para você). Após fazer o download, copie a pasta Languages para o seu diretório de configuração do Sublime Text, que depende do sistema operacional:

  • Windows: %APPDATA%Sublime Text 2
  • Linux: ~/.config/sublime-text-2/Packages/
  • Mac: ~/Library/Application Support/Sublime Text 2

Após copiar a pasta Languages, volte ao Sublime Text e acesse View > Dictionary > Languages > pt_br > Portuguese(Brazilian). Com o dicionário selecionado, use a tecla de atalho F6 para habilitar/desabilitar o spell check. As palavras que não estiverem no dicionário serão sublinhadas em vermelho, e pode-se usar o menu de contexto para correção.

Instalando o Package Control

O Package Control é o gerenciador de pacotes do Sublime Text. Para instalar ele, você deve acessar https://packagecontrol.io/installation#st2 e copiar todo texto que está na aba “Sublime Text 2”. Após copiar, vá ao Sublime Text, navegue até View > Show Console e cole o texto no console que abre na parte inferior do Sublime. Após executar o comando, o Package Control é instalado e você deve reiniciar o editor. Talvez seja necessário reiniciar algumas vezes até o Package Control estabilizar.

Instalando pacotes essenciais

Para instalar um pacote, tecle CTRL+SHIFT+P que é a tecla padrão do Sublime para executar comandos, e digite “install package” no menu de contexto. Aguarde alguns segundos e um novo menu cheio de pacotes será exibido. O primeiro que deve ser instalado é o MarkDown Editing. Cuidado para não instalar Markdown Extended ao invés do Markdown Editing. Selecione-o e aguarde a instalação finalizar.

Outro pacote necessário para instalação é o Monokai Extended. Instale-o da mesma forma que fez com o pacote anterior.

Configuração

Agora vamos configurar nossos pacotes. Para isso, é necessário acessar Preferences > Package Settings > MarkDown Editing > Markdown GFM Settings - USER e adicionar a seguinte configuração:

Você pode alterar os parâmetros conforme a sua vontade. Nos parâmetros acima, já temos um visual semelhante a seguir:

As configurações acima serão aplicadas somente aos arquivos com a extensão .md. Para realizar algumas configurações globais, você deve editar abrir Preferences > Settings - User, e pode adicionar os parâmetros que desejar, conforme o exemplo a seguir:

Temas

Existem diversos temas para serem instalados pelo Package Control. Um deles é o Soda. Instale o package Soda - Theme e após a instalação, volte ao Settings - User e adicione a seguinte linha:

Reinicie o Sublime Text 2 e pronto, temos uma configuração bem legal para editar arquivos Mark Down, veja:

Outros pacotes

O sublime tem diversos packages úteis, vou deixar alguns a seguir que mais uso:

  • git – Execute os comandos do git pelo ctrl+shift+p
  • GitGutter – Exibe as alterações de um arquivo git no editor
  • Clipboard – History – History da área de transferência

Deixe nos comentários os pacotes que você usa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *