Já imaginou chegar em um corredor com 5 portas iguais, mas precisa decidir em qual delas é mais relevante. Qual critério usaria para decidir qual escolher ? Muitas vezes fazemos assim em nossos códigos quando colocamos no ar nossos sites. Por mais que os buscadores sejam capazes de identificar informações contidas no site, é possível deixar o trabalho deles ainda mais fácil usando schema.
Schema são tags padrões que foram adicionadas ao HTML afim de facilitar o entendimento de determinada informação pelos buscadores.
Existe schema para produtos, reviews, endereços e outras informações. Você utilizando o padrão de Schema correto para cada tipo de informação, facilita a leitura dos crawlers (robôs de busca) e consegue ainda criar o que chamamos de Rich Snippet (aqueles resultados do Google que tem rating de estrelas de review, por exemplo).
Neste vídeo Matt Cutts fala das diferentes formas que o Google faz para indentificar um conteúdo. Eu creio que em um futuro próximo seja a semântica que vai ditar as regras, e isso já começou desde o inicio da popularização do tableless. Precisamos encontrar formas de ajudar o Google indexar mais e melhor nosso site. E umas dessas forma sem dúvida é usando schema.
Usando o schema
Para usar em seu conteúdo basta apenas fazer marcações no código onde passa ao buscador o que é exatamente determinada informação que está sendo exibida. EX: Digamos estamos em uma página de produto, veja como ficará a marcação.
Não precisa ser páginas apenas de produtos, mas também um evento, filme ou pessoas. O que importa é que seu código vai ficar semanticamente organizado para quando o buscador chegar e identificar as informações contidas no conteúdo. Veja o exemplo como se fosse uma página falando de um filme.
Obtendo informações e suporte
O Google disponibilizou um artigo no suporte com exemplos sobre o assunto e pode ser usado como referência e consultas de determinadas tags para suas páginas e ainda pode fazer a validação através da ferramenta oficial do Google.
Você pode fazer o acompanhamento através do Google Web Master Tools no menu Otimização > Dados estruturados você terá as seguinte tela, onde terá todas as tag encontradas.
É importante esse acompanhamento para identificar o que está dando resultado. O seu código organizado semânticamente não é um fator direto de melhor posicionamento, mas contribue muito para organizar as informações e fazendo as boas práticas de outras técnicas você pode ganhar bons resultados do Google
Testar é preciso
Os testes são importantes para alcançar um bom resultado. Lembrando que é importante o acompanhamento da performance das páginas como velocidade de abertura, peso das imagens e atributos dos links. Para isso você pode usar a ferramenta do Google Page Speed. Procure entender o que a concorrência está fazendo e acompanhe o que dizem os profissionais de SEO. Uma boa forma de identificar resultados de testes é acompanhar os participantes do desafio de SEO que acontece em Janeiro e Fevereiro com o termo Eletrikus Brasiliensis. Estou participando com o blog eletrikusbrasiliensis-site.com.br. O desafio vai até dia 20 de fevereiro. É uma oportunidade de verificar quais técnicas está dando certo com mais forças que outras.
Não é um fator de rankeamento direto
Outra coisa importante a ser observado. Quando usar schema em suas páginas, os seus resultado na SERP do Google não terá uma melhora por causa do código, mas é algo que chama tanta atenção que praticamente pede o nosso clique. E quanto mais pessoas clicarem no mesmo resultado, haverá uma melhora no posicionamento. Então é um fator que influência decisões de pessoas e o clique dessas pessoas influência no Google.
Veja neste exemplo como é algo que chama atenção. Use isso ao seu favor!!