O Internet Explorer 7 está vindo quase que como uma promessa a muito tempo esperada. Até hoje tentei evitar de falar sobre o IE7 porque ele era apenas uma versão beta e eu gostaria de esperar para conferir o que iria realmente acontecer com este browser.
Por ser um browser muito antigo, o IE tem uma série de bugs que até hoje fazem os desenvolvedores perderem alguns fios de cabelos no desenvolvimento de algum projeto. CSS é uma ferramenta que deve ser usada sem moderação, sem barreira alguma, mas infelizmente o IE diminui toda a utilidade de muitas das propriedades úteis que existem no CSS.
O IE7 ganhará algumas atualizações que pretendem transformar nossa vida para melhor (!). Neste post feito pelo Markus Mielke para o IEBlog mostra uma lista enorme de pontos que foram/serão corrigidos no IE7.
Todos os bugs listados no positioniseverything.net foram corrigidos.
Foram corrigidos um número muito grande de bugs de renderização e suporte de CSS. Por exemplo, uma coisa simples que não funciona no IE6 e que vai passar a funcionar no IE7 é o position: fixed;.
Alguns exemplos:
- O Overflow funcionará corretamente. Agora quando você dizer que um elemento deve ter 100px de altura e seu texto ultrapassar isso, o IE7 respeitará essa altura e o texto irá transbordar para fora do elemento. Como deve ser.
- Agora poderemos formatar os selects como quisermos.
- Quando você coloca uma borda pontilhada de 1px em um elemento, o IE6 em vez de pontilhar a borda, ele traceja. Isso foi resolvido com o IE7. Agora vão aparecer pontinhos em vez de traços.
- O Prologo XML () não irá mais deixar o browser em quirks mode. No IE6, se você coloca o XML Prologo em seu documento, o browser passa a funcionar em Quirks Mode.
- Você poderá usar a pseudo-classe :hover não apenas para elementos .
- Agora o background-attachment: fixed; funciona.
- Min/max width/height agora são suportados.
- Bordas transparentes também foram habilitadas agora.
- E uma das melhores notícias, o IE7 suportará PNG com canais alpha! 🙂
E um monte de outras coisas.
Acho que o IE7 não será um problemão como andam esperando. Ainda não dá para ter certeza e nem podemos confiar que ele não terá outros bugs escondidos.
A única coisa que me preocupa mesmo é que apenas Windows Originais terão a atualização para o IE7… Já sabemos como funciona a coisa aqui no Brasil. Talvez apenas umas poucas pessoas terão o IE7. Melhor que nenhum.
Mais: